Cerveja reduz dores crônicas, diz estudo

Veja a matéria completa sobre Cerveja reduz dores crônicas, diz estudo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

O Dia

Cerveja reduz dores crônicas, diz estudo

Getty Images

As dores crônicas podem ser aliviadas por meio da ingestão de bebidas alcoólicas. Foi o que mostrou um estudo da Universidade Americana de Reumatologia. Segundo o levantamento, as pessoas que tomam meio litro de cerveja por semana têm 67% menos riscos  de sofrerem esses transtornos, como a fibromialgia, doença que atinge os tecidos musculares do corpo, causando intensas dores.

Publicado no site  científico ‘EurekAlert’, o estudo analisou 2.239 voluntários, acima de 25 anos, que tinham algum tipo de dor. Depois, os pacientes precisaram preencher questionários com perguntas sobre suas patologias e de que forma consumiam o álcool. No fim da pesquisa, os cientistas detectaram que quem tomava entre 21 a 35 doses de cerveja semanalmente tinham menos dor em relação aos participantes que nunca tinham tomado bebidas alcoólicas.

De acordo com a nutróloga Alice Amaral, o relaxamento do organismo se dá pela associação do álcool a receptores do sistema nervoso central. “Com isso, há a diminuição da dor”, completou.

Apesar do resultado do levantamento norte-americano, o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edison Parisi, ressaltou que é preciso ter cuidado com o consumo de álcool. Para ele, o ideal é que as pessoas tomem, no máximo, o equivalente a uma taça de vinho por dia. “Caso passe desse limite ‘ideal’, há maior possibilidade do aparecimento de doenças no fígado, além da dependência”, alerta o especialista.

Veja também mitos e verdades sobre o álcool:

Misturar tipos de bebidas deixa bêbado mais rápido: Verdade. Os fermentados são menos agressivos do que os destilados. Misturar os dois aumenta a dosagem etílica. Foto: Getty ImagesMulher é mais fraca para a bebida: Verdade. O organismo feminino tem hormônios que reagem pior com o álcool e aceleram a bebedeira. Foto: Getty ImagesCafé ajuda a curar a ressaca: Verdade. No dia seguinte, optar pela cafeína é bom, em especial para a dor de cabeça. A substância é usada nos tratamentos de enxaqueca. Foto: Thinkstock/Getty ImagesTive amnésia por causa da bebida: Verdade. Algumas pessoas são mais afetadas do que outras. O álcool afeta a área cerebral responsável pela memória e por guardar informações. Foto: Getty ImagesBeber de estômago vazio é perigoso: Verdade. Sem comida, o corpo prioriza a absorção do álcool. Foto: Thinkstock/Getty Images

VEJA TAMBÉM
– O que causa a ‘barriga de cerveja’?
– Cerveja não mata sede nem alivia tensão

O artigo Cerveja reduz dores crônicas, diz estudo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/4867874d/sc/24/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0C20A150E0A70E240Ccerveja0Ereduz0Edores0Ecronicas0Ediz0Eestudo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta