Cardápio para uma ceia de ano novo termogênica – em Nutrição

Depois da ceia de natal, é hora de aprender a elaborar uma ceia de ano novo mais leve e saudável

Reportagem: Camila Saipp



ceia de ano novo saudável

O chester  temperado com suco de laranja ganha inúmeros benefícios advindos da fruta
Foto: Danilo Tanaka 

Depois do natal é a vez da nutricionista Cris Sousa, do CEMO – Centro Educacional Maia Outeda, sugerir uma ceia de ano novo com ingredientes saudáveis, seguindo a tendência dos termogênicos. “Que tal uma ceia diferente, livre de toda carne gordurosa que traz a sensação de inchaço, indigestão e desconforto? Aproveite que mais um ano vai começar e já entre com o ‘pé direito’”, sugere a especialista.

Confira as sugestões!

Entrada 

– Salada temperada com pimenta vermelha.
“A pimenta vermelha (caiena) é fonte de capsiacina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo do corpo. Seu consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%”.

Pratos Principais

– Chester temperado com suco de laranja
“A laranja é uma fruta com inúmeros benefícios. Além de possuir propriedades termogênicas, é energizante, estimula as funções intestinais, ajuda no combate ao LDL- colesterol e é rica em vitamina C, o que aumenta a prevenção de infecções e reforça as defesas do organismo.”

– Cozido de lentilha temperado com alho e cebola
“A lentilha é uma leguminosa rica em proteína e ferro. Possui alto teor de fibras solúveis, que ajudam a reduzir e a prevenir o colesterol elevado e a obesidade; e fibras insolúveis, que colaboram com o bom funcionamento do intestino. Portanto, a lentilha traz benefícios além da crença de trazer sorte e fartura nas festas de fim de ano”
“O alho possui propriedades termogênicas, profiláticas e terapêuticas. Tem um papel significativo na diminuição de gorduras e do colesterol sanguíneo, o que o torna ótimo para prevenir doenças cardiovasculares. Também ajuda a prevenir o câncer de várias formas: impede a absorção de substâncias cancerígenas presentes na alimentação, aumenta a atividade imunológica do corpo (o que ajuda a prevenir também gripes e resfriados) e, ao atuar como antioxidante, impede a formação de radicais livres e a formação de células cancerígenas”.
“A cebola é um alimento funcional que também possui propriedades termogênicas. É um eficiente antioxidante e anti-inflamatório, estimula o sistema imunológico e, assim como o alho, reduz níveis elevados de colesterol, triglicérides, e a pressão arterial elevada, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. É fonte de vitaminas A, B e C, fibras, magnésio, ferro, potássio, selênio e compostos de enxofre”.

– Risoto de salmão
“O salmão é um alimento termogênico, fonte de ácidos graxos ômega-3, que são gorduras poliinsaturadas e seu consumo reduz os níveis de triglicerídeos séricos, LDL- colesterol, além de melhorar a função plaquetária, evitando obstrução das artérias”.

Sobremesa



– Pavê de laranja com chocolate meio amargo

“Para quem não abre mão de um doce, essa receita combina os benefícios da laranja, com o poder termogênico do cacau. Os efeitos benéficos desse fruto para a saúde são suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Rico em flavonoides, se apresenta como um ótimo aliado contra doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e diminuição do LDL- colesterol, evitando a formação de placas de gorduras na parede dos vasos sanguíneos. Os flavonoides também previnem certos tipos de câncer. O chocolate meio amargo possui 50% de cacau, portanto, quanto mais amargo for o chocolate, maior a concentração de cacau e maior serão seus benefícios. Mas deve-se lembrar que, até o chocolate meio amargo possui um teor significativo de gordura, portanto, o seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades”.

Bebida

– Suco desintoxicante de laranja, kiwi e mel
“O kiwi é uma fruta que apresenta propriedades termogênicas, não possui gordura saturada e nem colesterol. É composto por diversos nutrientes como fibras, vitaminas A, B6, C e E, potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio, além de auxiliar na diminuição de LDL-colesterol e ter efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e laxativos”.
“O mel é uma excelente fonte de energia e de fácil digestão. Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, o mel desintoxica o organismo, possui ação prebiótica – contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal combate o estresse e o cansaço. É imunoestimulante, sendo eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados e bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta“.

 

 

O artigo Cardápio para uma ceia de ano novo termogênica – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/cardapio-para-uma-ceia-de-ano-novo-termogenica/3130

Deixe uma resposta