Cansada de mentiras? Saiba como contar a verdade em 4 passos – em Mulher de Corpo

Cansada de manter segredos e mentiras dolorosos? A seguir, psicólogas ensinam a revelar a verdade e libertar-se do sentimento de culpa, veja como

Texto Aline Dini | Adaptação Ana Araujo



Como contar a verdade

Contar a verdade alivia sentimento de culpa

Foto: Pixabay

Seja sincera: a preocupação constante que você sente por esconder algo é pior do que a vulnerabilidade e a dor que pode acontecer se você revelar a verdade? Pesquisas mostram que os problemas físicos e mentais gerados pela pressão do segredo ou das mentiras podem ser cortados pela metade quando você começar a falar a verdade, pois dessa forma é possível deixar de se sentir cúmplice de algo.

Especialistas recomendam avaliar o quanto esse peso está consumindo as suas energias. O sentimento de culpa, dependendo da intensidade, pode ser um dos que mais levam a caminhos autodestrutivos. “Quando ele é carregada por anos e permeia todas as relações e escolhas futuras da pessoa, assombrando a sua vida, vale se perguntar por mais quanto tempo você vai querer pagar essa dura pena”, explica a psicóloga Luciana Romano.

Não sabe por onde começar ou não tem coragem? Uma boa opção é parar o ciclo descarregando a “bomba” em um terceiro, que seja neutro, como um terapeuta, um amigo que não faz parte da história ou não conhece os envolvidos ou até mesmo nos sites de confissões que não revelam a identidade. Eles funcionam como uma espécie de diário, que muita gente fazia na adolescência: são maneiras de dar uma ordem aos sentimentos e ideias, gerando certo alívio. “Para muitos isso pode ser libertador e de grande benefício para o desenvolvimento psíquico. Entretanto, a sensação de melhora nem sempre é duradoura se a questão envolvida não for trabalhada, acolhida e aceita. Às vezes requer muita coragem para reparar o erro, responsabilizar-se ou até reviver diversas memórias, lembranças e situações que estejam associadas ao segredo”, lembra Luciana. Se após avaliar os prós e contras você decidir colocar as cartas na mesa, vale levar em consideração algumas dicas:

1. Marque uma conversa

Chegar na pessoa e descarregar do nada a verdade pode ser um desastre! Por isso, reserve um dia e uma hora apropriados e revele o que for preciso.

2. Admita o arrependimento

Mostre ao outro que está realmente muito envergonhada por tal ato, especialmente se sabe que a sua verdade vai doer. Mostre-se também com vontade de ser uma pessoa melhor e de refazer os laços de confiança.

3. Seja direto

Fazer rodeios, dar desculpas ou justificativas por sua mentira ou segredo só vai piorar a situação. Por isso, abra o jogo e fale claramente o que aconteceu. Tente ser o mais honesta possível.

4. Dê tempo ao tempo

Sua admissão pode provocar lágrimas ou silêncio. E se a outra pessoa precisar de tempo para pensar, diga que você estará lá quando ela quiser falar novamente.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Cansada de mentiras? Saiba como contar a verdade em 4 passos – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/cansada-de-mentiras-saiba-como-contar-a-verdade-em-4-passos/10280

Deixe uma resposta