Caldo de cana oferece benefícios para treinar – em Nutrição

Famosa pela combinação com pastel, a bebida pode ser uma grande aliada de seu treino. Confira os benefícios do caldo de cana e como ela pode te ajudar nas atividades físicas!

Texto Thais Szegö | Adaptação Ana Paula Ferreira



O caldo de cana promove energia e é altamente hidratante

Foto Shutterstock

Apesar de a cana-de-açúcar ser tão abundante no Brasil (somos o maior produtor mundial da planta), a bebida extraída dela não é tão consumida assim no dia a dia – exceto na feira, quando tomar caldo de cana com pastel tem sabor de indulgência. Muita gente evita a garapa com medo de engordar, já que ela vem da mesma matéria-prima do açúcar e, em excesso, pode mesmo prejudicar a silhueta.

Mas há bons motivos para rever seu consumo dessa bebida. Para começo de conversa, ela é uma ótima fonte de carboidrato, ou seja, fornece energia para treinar. E ainda é repleta de vitaminas e minerais. “Fazem parte da lista ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e as vitaminas C e do complexo B”, detalha a nutricionista Caroline Morena Nelli, da Estima Nutrição, em São Paulo. “Além disso, é rica em ácido fenólico, um antioxidante que auxilia na prevenção de doenças do coração e do sistema nervoso e catarata”, acrescenta a nutricionista Gabriela Cilla, de São Paulo.


Benefícios no treino

Mas é para quem pratica atividade física que a garapa guarda os maiores benefícios. Ela é altamente hidratante e eficiente na reposição de carboidratos que ficam estocados nos músculos na forma de glicogênio e exercem o papel de principal fonte de energia para o exercício. Se essas reservas estiverem em baixa, levam a falta de disposição e fadiga, principalmente em atividades intensas ou prolongadas. E a bebida ainda favorece a manutenção da massa magra, como apontam diversas evidências científicas.

Um dos estudos que contribuiu para essa conclusão foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve como objetivo comprovar a eficácia do líquido extraído da cana-de- açúcar no rendimento físico e na recuperação da musculatura de atletas. O trabalho utilizou a bebida para matar a sede de jogadores de futebol das categorias de base e profissional de times do interior de São Paulo e de Minas Gerais e observou que, em todos os casos, os esportistas apresentaram melhor rendimento físico e boa manutenção da massa muscular.

E há ganhos além dos físicos para apostar na bebida que vem da cana: ela é genuinamente nacional, facilmente encontrada em várias regiões do país, natural e tem preço baixo, o que a torna uma boa opção para substituir fórmulas industrializadas vendidas como repositores energéticos – que, além de mais caras, nem sempre são tão eficientes. Mesmo assim, não convém exagerar. O alto conteúdo de açúcar faz com que ela seja uma opção calórica – um copo de 250 ml fornece 125 calorias. “Se o consumo for frequente e em grandes quantidades, acaba comprometendo dietas com foco em perda ou manutenção de peso”, alerta a nutricionista Gabriela Cilla, de São Paulo.

Quer conferir mais sobre nutrição? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Caldo de cana oferece benefícios para treinar – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/caldo-de-cana-oferece-beneficios-para-treinar/10692

Deixe uma resposta