Bruxismo: entenda o ranger dos dentes

Veja a matéria completa sobre Bruxismo:
entenda o ranger dos dentes e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.


Bruxismo pode causar desgastes nos dentes, estalos ao abrir a boca e dores nos músculos mastigatórios ou de cabeça

Shutterstock

Se você acorda com dores de cabeça e sensação de dentes travados, pode estar com Bruxismo. Chamado ranger de dentes, é um hábito involuntário que afeta adultos e crianças. É também um sintoma de algo que não está bem e que precisa ser corrigido – a pessoa pode estar com uma pressão mental ou emocional forte


LEIA MAIS: Implante dentário: Dr. Bruno Puglisi explica o procedimento a Maria João

Estes problemas precisam ser detectados e corrigidos o mais rapidamente possível para que não se venham a desenvolver problemas mais graves, além do bruxismo
. Com a vida que levamos hoje em dia, o estresse e a ansiedade podem ser os principais desencadeadores deste transtorno. Além disso, as drogas, álcool, cigarro, alguns medicamentos psiquiátricos e o desalinhamento dental podem também ser fatores do aparecimento do problema.

As pessoas acabam não percebendo que estão rangendo os dentes, pois estão dormindo e só vêm a se queixar quando o problema já está avançado e os sinais já aparentes, por isso é sempre bom a avaliação profissional para prevenir as consequências do ranger dos dentes.


LEIA MAIS: Dr. Bruno Puglisi diz a Maria João como são feitas as lentes de contato dental

Ele pode nos trazer problemas graves como desgastes nos dentes (começam a diminuir), estalos ao abrir a boca, problemas na ATM (Articulação do Temporo Mandibular), dores nos músculos mastigatórios, dores de cabeça, dores de ouvido, no pescoço e distúrbios no sono.

Tratamento


Placas de relaxamento feitas pelo dentista podem proteger os dentes e evitar o desgaste provocado pelo bruxismo

Shutterstock

Não existe um tratamento que resolva as causas de ranger os dentes, no entanto, ele pode aliviar o desconforto que causa o bruxismo e evitar danos posteriores. Geralmente o trabalho é multidisciplinar, entre o dentista e o medico.

Placas de relaxamento feitas pelo dentista podem proteger os dentes e evitar o desgaste dental, além de proteger a articulação. Elas geralmente são utilizadas na hora de dormir.


LEIA MAIS: Dr. Bruno Puglisi revela para Maria João os segredos da bichectomia

Exercícios de fisioterapia, tratamento térmico e massagem também ajudam a relaxar os músculos da mastigação. Além disso, pode-se fazer aplicação de Toxina Botulínica (conhecida como botox), que auxilia no relaxamento muscular. Quando aplicados nos músculos de mastigação e fechamento de boca, ele promove um relaxamento muscular e diminui o apertamento dental.

Já um tratamento psicológico poderá tratar o estresse e ansiedade que promovem o bruxismo. Além disso, uma boa alimentação, prática de esportes e uma vida saudável sempre só farão bem a todos.

O artigo Bruxismo:
entenda o ranger dos dentes foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/colunas/bruno-puglisi-odontologia/2017-02-20/bruxismo.html

Deixe uma resposta