Brasileiros têm até hoje para se inscreverem em seleção do Mais Médicos

Veja a matéria completa sobre Brasileiros têm até hoje para se inscreverem em seleção do Mais Médicos e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Ministro Ricardo Barros diz que novo edital do Mais Médicos visa atrair brasileiros para locais onde eles desejam trabalhar

Marcello Casal Jr/Agência Brasil – 14.12.16

Brasileiros interessados em participar do programa Mais Médicos têm até as 18h desta quarta-feira (4) para se inscreverem no programa. Os profissionais concorrerão a 1.200 vagas distribuídas em 563 municípios e dois distritos indígenas. Até o dia 26 de dezembro, 5.887 inscrições já tinham sido homologadas.

Nesta fase, os profissionais devem apenas realizar a inscrição no site do Mais Médicos e submeter a documentação exigida no edital. O resultado das inscrições validadas deve ser divulgado no dia 9 de janeiro.

A seleção de localidades será entre os dias 10 e 11 de janeiro e os profissionais deverão escolher quatro cidades de preferência. Eles serão alocados nas vagas de acordo com critérios de classificação. A novidade é que os médicos que não estiverem totalmente satisfeitos com a alocação, poderão permutar a localidade com outro médico que tenha interesse.

As atividades desses profissionais nas unidades básicas dos municípios começam em fevereiro.

UPAs 24h poderão atender com apenas dois médicos, anuncia Ministério da Saúde

Entre as vagas ofertadas, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos, que participam do programa mediante acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas). As demais vagas são relativas a reposições periódicas de rotina feitas em decorrência de saídas de profissionais.

A meta do governo é substituir 4 mil médicos cooperados em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos no programa. A expectativa é chegar a 7,8 mil brasileiros no Mais Médicos, representando mais de 40% do total de profissionais.

Ao anunciar o edital, em novembro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu que a possibilidade de o médico brasileiro ficar em um local em que tenha mais interesse contribui para a fixação do profissional no programa e, portanto, para que ele permaneça o máximo de tempo possível no município. “É esse o espírito da medicina da família”, avaliou.

Números

Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%). Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais.

Em setembro, legislação aprovada pelo Congresso Nacional permitiu a prorrogação, por mais três anos, da atuação de médicos estrangeiros no Mais Médicos. Com isso, quase 90% dos profissionais intercambistas selecionados por edital e que participam do programa optaram por permanecer na iniciativa.

*Com informações da Agência Brasil

O artigo Brasileiros têm até hoje para se inscreverem em seleção do Mais Médicos foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/2017-01-04/mais-medicos-selecao.html

Deixe uma resposta