Bloquear enzima evita metástase em câncer de mama, diz estudo

Veja a matéria completa sobre Bloquear enzima evita metástase em câncer de mama, diz estudo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Bloquear a ação de uma enzima chamada LOX pode evitar metástases em tumores de mama do tipo estrógeno negativo, que representa cerca de um terço dos casos – mas que é muito letal e encontra terreno fértil, se difundindo nos ossos. É o que diz uma pesquisa liderada pela Universidade de Sheffield, publicada no periódico científico Nature. 

Cerca de 85% dos tumores de mama que se difundem no corpo acabam nos ossos, se tornando um câncer mais difícil de se tratar

Thinkstock


Cerca de 85% dos tumores de mama que se difundem no corpo acabam nos ossos, se tornando um câncer mais difícil de se tratar. Os pesquisadores evidenciam que o tumor, por facilitar a metástase, “fertiliza” os ossos e a enzima Lox, que modifica o ambiente ósseo deixando lesões e buracos no osso, facilita a metástase. Bloqueando essa enzima com um fármaco, é possível evitar a difusão do câncer e, portanto, as metástases. 

Leia também: Remédio para HIV se mostra promissor em reduzir metástase em câncer de próstata

Os pesquisadores partiram da observação de que as pacientes com metástases (tumores secundários), tinham níveis mais altos desta enzima no sangue. Em uma série de experimentos em ratos, foi demonstrado que o LOX interrompia o processo normal de destrução e reconstrução óssea, deixando lesões e furos nos ossos, facilitando assim a difusão do tumor. 

Foi demonstrado por meio da pesquisa que, com a utilização dos fármacos, é possível bloquear a ação desta enzima: os testes com animais mostraram que um grupo de fármacos para osteoartrite, chamados bifosfonatos, poderiam impedir a difusão do câncer, também porque interferem no modo em que o osso é “reciclado”, com intenção de reforçá-lo. 

>> MAIS: 20 mitos e verdades sobre o câncer

Mito: ingestão de leite prejudica o tratamento do câncer. Foto: Getty ImagesMito: o consumo de adoçantes provoca o surgimento da doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: uso de desodorantes pode causar câncer de mama. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: falta de higiene nas regiões íntimas não está relacionado ao câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: somente quem tem histórico familiar está sujeito a desenvolver a doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: câncer é uma doença contagiosa. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: pessoas negras não têm câncer de pele. Foto: Getty ImagesMito: segurar a urina dá câncer de bexiga. Foto: sinais do estresseMito: implantes de silicone podem provocar câncer de mama. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: alimentos preparados no microondas podem provocar câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: um câncer pode ser causado por uma pancada. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: todo nódulo ou tumor se transformará em câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: câncer tem cura. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de curá-lo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: homens também podem ter câncer de mama. Foto: Thinkstock PhotosVerdade: consumo de álcool e tabaco elevam as chances de desenvolvimento da doença. Foto: Getty ImagesVerdade: quanto maior a idade, maiores as chances de desenvolvimento de um câncer. Mas isto não significa que jovens não estejam sujeitos à doença. Foto: Thinkstock PhotosVerdade: fazer sexo sem preservativos aumenta risco de desenvolvimento da doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: falta de vitamina D pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Foto: Getty ImagesVerdade: HPV está relacionado ao desenvolvimento de tumores no ânus, e nos órgãos da região da cabeça e do pescoço. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: ter filhos mais tarde (após os 30 anos) aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Foto: Thinkstock

Leia mais notícias de saúde

O artigo Bloquear enzima evita metástase em câncer de mama, diz estudo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/46c72419/sc/24/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A50E30A0Cbloquear0Eenzima0Eevita0Emetastase0Eem0Ecancer0Ede0Emama0Ediz0Eestudo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta