Biomassa de banana verde: confira os benefícios e como usar – em Nutrição

Feita a partir da fruta ainda não madura, a biomassa de banana verde é um ingrediente superpoderoso e pode ser usado em diversas receitas. Vem ver!

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira

Versátil e faz um bem enorme para a saúde: assim é a biomassa de banana verde. Como o nome diz, é feita a partir da fruta ainda não madura, que, depois de cozida, se transforma em uma espécie de purê firme, que pode ser usado para receitas doces ou salgadas. Sua característica principal é ser rica em inulina, um tipo de amido resistente que não consegue ser digerido pelo intestino. “Ele permanece em todo o trato, como uma fibra. Dessa forma, diminui a velocidade de absorção do açúcar e da gordura dos alimentos. Então, reduz o risco de colesterol e diabetes, além de prolongar a sensação de saciedade e regular o funcionamento do intestino”, explica Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due, de São Paulo (SP). Mas não é só: o alimento também tem um aminoácido que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). 

Segundo a especialista, o consumo desse alimento deve se limitar a duas colheres (sopa) por dia, por conta do seu efeito laxativo. É possível usá-la em sopas, molhos, patês e até brigadeiro. E o melhor: dá para fazer a biomassa em casa. Basta colocar as bananas, com casca, imersas em água na panela de pressão, cozinhar por dez minutos depois de ferver e bater tudo no liquidificador ou no processador. Quem preferir comprar pronta, é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

Quer conferir mais dicas de nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Biomassa de banana verde: confira os benefícios e como usar – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/biomassa-de-banana-verde-confira-os-beneficios-e-como-usar/11798

Deixe uma resposta