Benefícios do bacalhau: peixe garante ossos, dentes e músculos saudáveis – em Nutrição

Normalmente consumido durante a Páscoa ou Natal, o bacalhau deveria ser um ingrediente presente no cardápio do ano inteiro, já que oferece diversos benefícios para a saúde. Confira quais são eles!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 

Embora o bacalhau seja um ingrediente típico de datas como a Páscoa ou Natal, há diversos motivos para começar a adicioná-lo ao cardápio durante todo o ano. 

Disponível em variados cortes e tipos, este peixe é perfeito para receitas práticas para uma refeição gostosa em todas as ocasiões. E o que é melhor, com inúmeros benefícios à saúde! “Por ser um peixe de água salgada, o bacalhau é rico em ômega-3, que previne doenças do coração, e é ótima fonte de proteínas, além de conter cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, importantes para os ossos, dentes e músculos”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. “Também é indicado para quem quer manter a boa forma, pois é um alimento com baixo teor de gordura e que combina com diversas formas de preparo, especialmente assado ou cozido e desfiado para enriquecer uma salada, por exemplo”, diz. 

Como dessalgar da maneira correta

O preparo do bacalhau exige uma certa antecedência para que seja dessalgado corretamente. É recomendado lavar as postas em água corrente e em seguida deixar o peixe de molho, totalmente imerso, em água fria, com a pele virada para cima, mantendo a vasilha dentro da geladeira. A água deve ser trocada completamente a cada quatro horas, por período que varia de 24 horas (postas ou pedaços mais finos ou médios) a 48 horas (postas e pedaços mais grossos). Após este prazo o peixe está pronto para utilização.

O artigo Benefícios do bacalhau: peixe garante ossos, dentes e músculos saudáveis – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/beneficios-do-bacalhau-peixe-garante-ossos-dentes-e-musculos-saudaveis/11791

Deixe uma resposta