Bebidas açucaradas: mais um motivo para maneirar no consumo – em Nutrição

Estudo mostra que as bebidas açucaradas causam a morte de (pasme!) mais de 184 mil pessoas por ano. Previna-se!

Texto Ana Paula de Araujo



Bebidas açucaradas podem levar à morte

Cuidado com o excesso de bebidas açucaradas!

Foto: 

Se você já está abandonando as bebidas açucaradas em prol da silhueta, ótimo. Se não, fique atenta: o consumo pode estar ligado a mais de 184 mil mortes por ano no mundo inteiro, de acordo com estudo.

Isso porque elas estão entre os principais fatores de risco para doenças como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Os cientistas também descobriram que jovens adultos estão mais suscetíveis a sofrer com esses males por conta das bebidas açucaradas – entre elas, refrigerantes, chás gelados, caipirinhas e até mesmo isotônicos –, então, olho aberto!

A dura conclusão foi resultado de três décadas colhendo informações sobre o consumo de bebidas açucaradas de mais de 600 mil pessoas espalhadas por 51 países.

Para os pesquisadores, a tendência é que mais pessoas morram caso o consumo de bebidas com alto teor de açúcar não diminua – o que pode, inclusive, afetar a economia, já que jovens adultos são grande parcela da força de trabalho. O estudo foi publicado na revista científica Circulation, da Associação Americana do Coração.

Lembrando que o açúcar pode, sim, ser consumido com moderação. Contudo, alimentos industrializados costumam ter maior teor de glicose e frutose. Aqui entra o cuidado em fiscalizar os rótulos de tudo que tudo que você consome, incluindo salgados. A quantidade aceitável é de até 15 g por porção. 

O artigo Bebidas açucaradas: mais um motivo para maneirar no consumo – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/bebidas-acucaradas-mais-um-motivo-para-maneirar-no-consumo/8987

Deixe uma resposta