Bebê caminha logo após nascer e vídeo viraliza; assista e entenda tal fenômeno

Veja a matéria completa sobre Bebê caminha logo após nascer e vídeo viraliza; assista e entenda tal fenômeno e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.


Vídeo do 'super bebê' foi publicado na última quinta-feira no Facebook e já foi curtido por mais de 312 mil pessoas

Reprodução/Facebook

Um vídeo brasileiro, que mostra um bebê tentando caminhar logo após nascer, tem impressionado internautas de todo o mundo.


Leia também: Unicamp desenvolve tecnologia capaz de reduzir efeitos da quimioterapia

A gravação, que foi feita em uma maternidade, mostra um bebê
que acabou de nascer ‘caminhando’ por cerca de um metro. “Gente, a menina tá andando. Acabou de nascer e tá andando”, diz a pessoa que grava o feito.

Nas imagens, a menina recém-nascida é erguida pelas axilas por uma enfermeira e dá passos, se apoiando no braço da profissional de saúde.

O vídeo foi publicado na última quinta-feira (25) no Facebook e já foi curtido por mais de 312 mil pessoas, além de ter sido compartilhado por mais de 1,5 milhão de internautas.

Entre milhares de pessoas admiradas, que chamaram o feito de “milagre”, alguns internautas resolveram fazer piadas com a situação.

“É porque tem que sair andando pra procurar emprego porque, se não, não consegue se aposentar”, escreveu uma seguidora do vídeo, remetendo à reforma da Previdência, proposta pelo governo Temer. “Super baby”, apelidou outra.

Marcha reflexa

Embora muitas pessoas, brasileiras ou não, tenham elogiado a criança e se admirado com o vídeo, alguns internautas mais especializados no assunto disseram que tal feito é comum, que trata-se de um exame, e fizeram críticas alertantes à enfermeira que aparece nas imagens.


Leia também: Dias nublados também requerem atenção: veja como se proteger do câncer de pele

“Por favor! Isso não é um milagre. É só um reflexo normal do neonatal, chamado marcha reflexa”, escreveu um internauta alemão. “Esse fenômeno chama-se marcha reflexa, é natural em recém-nascidos neurologicamente saudáveis e desaparece depois!”, explicou outra brasileira.

“O bebê nem nasceu e a enfermeira já está fazendo ele andar, que maldade!”, comentou uma britânica. “Todos os recém-nascidos têm esse reflexo, mas é muito ruim para o bebê que o deixem fazer força com as pernas. Gente ignorante!”, criticou uma argentina.

A marcha reflexa, realmente é um dos vários exames feitos em recém-nascidos para comprovar que todas as células nervosas da criança estão funcionando perfeitamente.

De acordo com especialistas, são seis os reflexos mais importantes que devem ser comprovados logo cedo no recém-nascido
e há mais de 15 exercícios feitos na maternidade para testá-los.

A marcha reflexa
acontece quando o recém-nascido, apoiado pelas axilas, ergue a perna dando a impressão de estar andando. Esse é o primeiro reflexo a desaparecer. Depois de um mês de vida, a criança para de fazê-lo.

Embora seja uma situação fofa, não é recomendado repetir tal exame muitas vezes, justamente para não forçar os músculos da criança, que ainda são muito fracos.


Leia também: Unicamp desenvolve tecnologia capaz de reduzir efeitos da quimioterapia

Além da marcha reflexa, a tentativa de engatinhar, o segurar do dedo da mãe e a busca pelo seio são outros reflexos primitivos do bebês.

O artigo Bebê caminha logo após nascer e vídeo viraliza; assista e entenda tal fenômeno foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/2017-05-28/bebe-marcha-reflexa.html

Deixe uma resposta