Beauté sem riscos: falta de cuidado na rotina de beleza pode prejudicar a saúde – em Cuidados com o rosto

Alguns erros na hora de cuidar da beleza podem acabar causando problemas para a saúde. Saiba como evitar estes problemas

Por Juliana Vaz | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



As lâminas de depilação devem ser descartadas, no máximo,

após dez usos / Foto Shutterstock

Manter a rotina de beauté em dia faz bem para a autoestima, mas alguns hábitos podem acabar atingindo sua saúde. Saiba como evitar erros comuns na hora de manter os seus hábitos em dia. 

Delineador além da linha d’água 

“A aplicação de maquiagem além da linha dos cílios pode não só levar bactérias em contato direto com os olhos, como provocar o acúmulo desses materiais sobre o orifício das glândulas lacrimais”, diz Rita Obeid, oftalmologista especialista em plástica ocular do Hospital Cema, de São Paulo (SP). Essa lubrificação ocular protege a córnea de contaminações. Sem ela, as chances de alergias e irritações aumentam, mesmo com produtos dentro da validade. 

Não lavar as mãos antes de aplicar o make ou dermocosméticos 

Mesmo que a pele esteja limpa, se as mãos não estiverem higienizadas, haverá proliferação debactérias que podem causar acne. Sem contar que a eficácia dos cosméticos também diminui, já que sua ação será parcialmente bloqueada por impurezas. 

Compartilhar instrumentos de manicure e pedicure 

Objetos de metais (alicates, tesouras e afastadores de cutícula) devem ser higienizados em autoclave logo após o uso; já os palitos e lixas, descartados. “Além de fungos e bactérias, as chances de transmissão de vírus HIV, hepatite B e C são altas”, alerta Claudia Magalhães, dermatologista, de Recife (PE). 

Usar lâminas de depilação além do tempo de troca

“Elas devem ser descartadas, no máximo, após dez usos. E armazenadas em ambiente seco, longe da umidade do vapor do chuveiro”, explica Ana Carina Bertin, dermatologista, de São Paulo (SP). O vapor do box proporciona a proliferação de bactérias, causando foliculite.

Quer saber mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Beauté sem riscos: falta de cuidado na rotina de beleza pode prejudicar a saúde – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/beaute-sem-riscos-falta-de-cuidado-na-rotina-de-beleza-pode-prejudicar-a-saude/11637

Deixe uma resposta