Autoteste para detecção do HIV dá resultado em até 25 minutos – em Mulher de Corpo

Foi liberado pela Anvisa o autoteste para detecção do HIV, que pode ser feito em casa com privacidade. Aprenda as recomendações para seu uso

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Araujo



Autoteste de detecção do HIV

Autoteste de detecção do HIV já é realidade no Brasil

Foto: Shutterstock

Vai ter autoteste para detecção do HIV, sim! A Agência Nacional de Vigilância e Saúde (Anvisa) bateu o martelo e ainda neste ano o produto começa a ser comercializado em farmácias a fim de reforçar as medidas já existentes contra a epidemia de aids no Brasil. A principal diferença com relação aos testes rápidos feitos nos postos, além da praticidade e da privacidade, é que o material coletado não é sangue, mas, sim, fluido oral. Veja como usar, seguindo as orientações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, ligado ao Ministério da Saúde:

>> Não realize qualquer tipo de atividade que deixe resíduos na boca (comer, beber, fumar, escovar os dentes…) nos 30 minutos que antecedem o teste. Se estiver usando batom, retire-o completamente.

>> O kit deve ser armazenado em ambientes com temperatura entre 2°C e 30°C. Não se esqueça de verificar a validade dos itens.

>> Coloque a ponta do coletor acima dos dentes e contra a gengiva e passe-o quatro vezes de ponta a ponta em cada arcada dentária.

>> Insira o coletor no tubo indicado pela bula e mexa por 10 segundos. É nele que está o líquido reagente.

>> Pingue a mistura no suporte que acompanha o kit e aguarde cinco minutos, até que as linhas da janela de leitura desapareçam. Depois, adicione quatro gotas do líquido de um segundo tubinho que compõe a caixa. A leitura do resultado deve ser feita entre 10 e 25 minutos.

>> Se apenas uma linha vermelha, rosa ou roxa aparecer, o teste é considerado não reagente. Quando duas linhas aparecem, indicam positivo e o resultado deve ser confirmado em uma unidade de saúde.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Autoteste para detecção do HIV dá resultado em até 25 minutos – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/autoteste-para-deteccao-do-hiv-da-resultado-em-ate-25-minutos/10367

Deixe uma resposta