Aprenda a lavar as roupas de academia para que elas durem mais – em Treino sob medida

Posso lavar roupas de academia na máquina? O que fazer para que as meias não criem bolinhas? Anote as dicas e faça suas peças fitness durarem muito mais

Texto Marcela Zanetti e Ana Araujo | Adaptação Ana Araujo



Como lavar as roupas da academia

Faça as roupas da academia durarem com essas dicas!

Foto: Shutterstock

O top esportivo que você usa pra correr já não está lá essas coisas? Aquela meia ficou cheia de bolinhas? Aprenda a lavar suas roupas de academia e muitos outros cuidados para fazê-las durarem muito mais.

Camiseta

As Dryfit e de algodão são as mais indicadas para malhar. A primeira opção, apesar de mais levinha, tem vida útil menor. “A fibra sintética do Dryfit retém mais suor e, se a peça não for lavada regularmente, cria fungos e mau odor”, ressalta Rejane Nascimento, representante da rede de lavanderias 5 à Sec, de São Paulo. O algodão, por sua vez, possui fibras naturais e maior durabilidade. A dica é sempre lavar as peças com detergente líquido em vez de sabão em pó, já que o primeiro penetra de maneira mais intensa no tecido e não deixa resíduos.

Jaqueta esportiva

As de náilon possuem vida longa. Para prolongar ainda mais esse período, preste atenção quando for desamassá-la. “É importante não passar o casaco a temperaturas altas. Se o ferro estiver muito quente, vai deixar marcas permanentes”, afirma Rejane. Já para preservar as de poliéster e plush é preciso lavá-las a uma temperatura máxima de 40°C.

Meias

Atenção redobrada com essa peça! “Quando lavamos roupas na máquina, cometemos o erro de juntar meias na mesma leva que toalhas e roupões. Isso é um erro, uma vez que suas fibras são muito mais delicadas”, diz. Assim como lavamos calcinhas e sutiãs em saquinhos de proteção, isso também deve ser feito com as meias, para evitar a formação de bolinhas e o aspecto transparente.

>> Athleisure: nova moda fitness vai da academia para o dia a dia

Legging

Como ela pode ser confeccionada a partir de diferentes materiais, como lycra, suplex e algodão, há uma grande variação em relação à durabilidade. Se estiver em dúvida, vá de suplex. “Por conter poliamida, ele é um tecido mais maleável e durável, perfeito para quem se exercita bastante”, aconselha Rejane.

Top e maiô

Como eles ficam em contato direto com o corpo e, consequentemente, com o nosso suor, é preciso tomar um cuidado extra. “Por ser ácido, o suor corrói a poliamida e o elastano, tecidos dos quais são feitas essas peças. Portanto, é preciso lavá-las imediatamente após o uso”, alerta Rejane. Lave com detergente e, na hora do enxágue, acrescente uma colher (sopa) de vinagre para tirar qualquer resíduo e potencializar a limpeza.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Aprenda a lavar as roupas de academia para que elas durem mais – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/aprenda-a-lavar-as-roupas-de-academia-para-que-elas-durem-mais/10400

Deixe uma resposta