Aprenda a controlar seu metabolismo – em Mulher de Corpo

Por Nathália Henrique



Aprenda a controlar seu metabolismo 

Foto: Shutterstock

Acelerar o metabolismo e eliminar gordura é uma busca constante para muita gente que quer emagrecer, mas grande parte da população já culpou, ao menos uma vez, o próprio organismo pela dificuldade de reduzir medidas. E com razão. Segundo especialistas, alguns seres humanos queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outros e com algumas mudanças no estilo de vida é possível alterar a maneira como o corpo processa e armazena alimentos.


Segundo Luiz Carlos Carnevali Junior, professor da Bio Ritmo, o metabolismo engloba o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do corpo. “Em uma linguagem mais simples: é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo, dividindo-se em anabolismo, conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores, e catabolismo, conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores”, explica. Neste caso, se mesmo mantendo uma alimentação balanceada você sofre com a balança, a culpa pode estar na sua capacidade metabólica. “Quando ela está boa, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, mas se há uma desordem em relação a isso, há necessidade de trabalhar os processos para que se corrija a questão”, reforça Luiz Carlos. Segundo o professor a prática de exercícios físicos, desde que realizados em alta intensidade proporcionam um aumento considerável da taxa metabólica, não apenas horas após o exercício, ou seja, o indivíduo passa a gastar mais calorias à base de gordura 24 horas do dia, simplesmente para manter o seu corpo em funcionamento.

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajudam a acelerar o metabolismo. De acordo com Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo, é importante ingerir a comida devagar e mastigar bem. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, ricos em açúcar e farinhas refinadas, é muito importante. Outro fator importante é incluir fibras, que levam um maior tempo para serem digeridas e estendem o tempo de saciedade. Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes como frutas e vegetais melhoram o rendimento e funcionamento do organismo “Uma das principais formas de acelerar o metabolismo é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo e também durante o exercício, o músculo gasta mais energia”, explica a nutricionista. 

O artigo Aprenda a controlar seu metabolismo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/aprenda-a-controlar-seu-metabolismo/8468

Deixe uma resposta