Aposte no emagrecimento saudável com a dieta ayurvédica – em Nutrição

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



 alimentação ayurvédica se baseia em ingredientes

completamente naturais / Foto Shutterstock

De nada adianta exibir um corpão à custa da saúde. Isso significa que, na hora de eliminar aqueles quilinhos extras, você deve dar preferência a métodos que não comprometam o organismo, como é o caso de muitas dessas dietas emergenciais da moda. É aí que entra a alimentação ayurvédica, que se baseia em ingredientes completamente naturais.  “Seu princípio básico gira em torno da cura de desequilíbrios energéticos e da manutenção do bom estado do corpo e da mente”, conta Flavia Meddeiros, especialista em desintoxicação e personal detox, de São Paulo (SP). Ou seja, esse sistema holístico ancestral,  além de detonar as gordurinhas, a deixa com pele e cabelos mais bonitos e ameniza as mudanças de humor e a ansiedade. “Isso porque a alimentação ayurvédica rejuvenesce os sistemas e tecidos do organismo e regulariza os processos metabólicos do corpo”, explica Liliane Oppermann, médica nutróloga da clínica que leva o mesmo nome, em São Paulo (SP).

Como tudo isso funciona?

Você deve estar se perguntando como uma simples mudança de hábito na rotina, como se alimentar de forma mais natural, é capaz de fazer todas essas maravilhas pelo seu corpo. Saiba que isso acontece porque o foco da dieta é prevenir a formação de toxinas no organismo decorrente de digestão inadequada ou incompleta, o que acaba, por sua vez, desencadeando uma série de problemas. Daí o uso de ervas e especiarias — que podem ser encontradas em qualquer mercado, diga-se de passagem — para auxiliar no processamento dos alimentos.  Além disso, na alimentação ayurvédica, a ideia é combinar ingredientes do dia a dia para potencializar ainda mais seus benefícios. “O interessante é ver como não é um nutriente específico que faz a diferença, mas o conjunto deles”, conta Flavia Meddeiros. “Juntos, eles limpam o organismo, previnem doenças, promovem o bem-estar e aumentam a expectativa de vida”, complementa Alyne Santim, nutricionista da clínica Liliane Oppermann, de São Paulo (SP).

Cardápio da dieta ayurvédica

A dieta ayurvédica não tem contraindicações — para colocar em prática é só querer. Então, entre nessa onda do emagrecimento saudável e elimine até 5 quilos em um mês enquanto fica mais calma e mais bonita.

Quer saber mais sobre a dieta ayurvédica? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Aposte no emagrecimento saudável com a dieta ayurvédica – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/aposte-no-emagrecimento-saudavel-com-a-dieta-ayurvedica/11530

Deixe uma resposta