Aposte nas massagens indianas para acabar com o estresse – em Cuidados com o corpo

As massagens indianas abhyanga e bioenergética são algumas das terapias que prometem devolver a vitalidade após um dia cansativo

Texto Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Conheça os benefícios das massagens abhyanga e

bioenergética / Foto Shutterstock

Um dia ruim de trabalho ou um pico de estresse já são suficientes para elevar a nossa tensão, não é mesmo? Mas é possível reverter este quadro e ficar calminha, calminha com a ajuda das massagens

Algumas técnicas indianas, como a abhyanga e a bioenergética, são perfeitas para te ajudar a dar um boost e recuperar a vitalidade após um dia cansativo.

Confira a seguir tudo sobre os dois procedimentos!

Abhyanga

Originada de uma técnica da medicina Ayurveda – uma ciência abrangente de todas as estruturas terapêuticas de massagens no mundo –, a Abhyanga é uma massagem poderosa capaz de promover intenso relaxamento e bem estar.

Através de toques estratégicos e uma pressão (principalmente na parte posterior da perna, onde não há estrutura óssea, e em lugares como a coxa), é possível identificar os pontos congestionados, que ficam levemente avermelhados. Este é o ponto de partida para guiar a direção da terapia, que será focada em desobstruir os canais com acúmulo de energia e direcionar para onde mais precisa.

“Os principais benefícios são: melhora da circulação e do sistema imunológico, auxilia no tratamento de reumatismo, nevralgia e fibromialgias, além de ajudar na capacidade de concentração, melhorando a capacidade motora e sensorial, promovendo maior resistência física e emocional. Além disso, contribui para um sono mais repousante combatendo insônia e ansiedade”, explica Laila Manaf, esteticista do Spa & Clínica Liliane Opperman, de Moema, São Paulo.


Vale ressaltar que o procedimento é contraindicado para pessoas com estados fisiopatológicos comprometedores, como pacientes hipertensos, diabéticos, infecções bacteriana ou viral, com algum tipo de câncer, insuficiência renal, problemas respiratórios ou trombose.

Bioenergética

Se você anda de baixo astral, a massagem certa para você é a bioenergética. Nela, são usadas técnicas de reflexologia, óleos essenciais, músicas, aromaterapia, entre outras. Assim como a Abhyanga, este procedimento baseia-se nos princípios da medicina Ayurveda.

O tratamento começa a partir da definição dos canais enfraquecidos do corpo, de acordo com a escala de energia existente – o chamado “meru danda”. Por meio do toque e das mãos, os canais que percorrem a energia (“nadis”) são desobstruídos. Com essa energização é possível reestabelecer os pontos de equilíbrio, conhecidos como “doshas”. 

“Essa massagem promove estímulo da circulação linfática, ativando a liberação de toxinas, mobilizando estruturas musculares e trazendo intenso relaxamento físico, alívio da ansiedade, tensão e estresse”, esclarece Laila.

O procedimento, contudo, também é contraindicado para pessoas com estados fisiopatológicos comprometedores.

O artigo Aposte nas massagens indianas para acabar com o estresse – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/aposte-nas-massagens-indianas-para-acabar-com-o-estresse/10812

Deixe uma resposta