Anvisa considera mudar rótulos de alimentos para melhor entendimento; saiba mais – em Nutrição

A troca dos rótulos tem como objetivo transmitir de forma mais fácil as informações nutricionais nas embalagens. Saiba tudo sobre a nova proposta de rotulagem

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira 


Novas propostas de rotulagem vêm sendo consideradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Elas têm como objetivo facilitar o entendimento sobre as informações nutricionais nas embalagens.

Entre as principais opções estão o modelo de advertências, já utilizado no Chile, e o de semáforo nutricional, vigente no Reino Unido. A ideia é adotar a alternativa que mais auxilia o consumidor em sua tomada de decisão na hora de comprar o produto. 

Afim de ajudar no dilema, o Ibope Inteligência, a pedido da Rede de Rotulagem — que reúne associações das indústrias de alimentos e bebidas não alcoólicas —, foi pesquisar a preferência de 2 mil pessoas em 142 municípios e descobriu que sete em cada dez entrevistados preferem o semáforo nutricional, que utiliza cores para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos.


“Quando perguntamos qual deles gostariam de encontrar na parte frontal das embalagens, a maioria indicou o modelo semáforo nutricional”, afirma Patricia Pavanelli, diretora de contas do Ibope, do Rio de Janeiro (RJ). 

A informação por cores proporciona comunicação instantânea e é acessível a todos. Além disso, apresenta-se como um recurso didático, a fim de educar novas gerações. “O modelo é informativo e tem fácil entendimento para toda a população”, afirma Daniella Cunha, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, de São Paulo (SP).

Para saber mais sobre nutrição, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala

O artigo Anvisa considera mudar rótulos de alimentos para melhor entendimento; saiba mais – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/anvisa-considera-mudar-rotulos-de-alimentos-para-melhor-entendimento-saiba-mais/12475

Deixe uma resposta