Amigas que treinam juntas emagrecem mais – em Treino sob medida

Além de se divertirem e fortalecerem a amizade, é claro. Inspire-se na parceria e no pique das blogueiras Lalá Noleto e Helena Lunardelli

Texto Amábile Reis | Foto Christian Parente | Adaptação Ana Paula Ferreira



Lalá Noleto e Helena Lunardelli treinam juntas para

manter a forma / Foto Christian Parente

Tem dias em que a gente não quer mesmo sair da cama quentinha para treinar ou emendar um dia cansativo no trabalho indo para a academia. Outras vezes, tudo o que falta é uma boa companhia para dividir o momento da ginástica e trocar ideias sobre o exercício e a vida. Quem está acostumada a contar com um parceiro ou parceira de malhação sabe disso. “Trabalhar para conquistar objetivos relacionados a um estilo de vida mais saudável pode ser difícil quando você se sente sozinha nessa tarefa”, analisa a psicóloga Flavia Melissa Andrade, de São Paulo. “Ter uma companhia ajuda não só a dar o pontapé inicial na mudança de hábitos, mas a persistir na busca da sua meta com uma postura firme, sem vacilar. Ter alguém com olhar empático por perto diminui o risco de desistir”, completa. 

As amigas e blogueiras Lalá Noleto e Helena Lunardelli são prova disso. As duas, aliás, só viraram amigas como são atualmente depois que começaram a se exercitar juntas. “A gente se conheceu por meio do trabalho, em 2012, e de cara rolou uma sintonia grande”, conta Lalá. “Entre muitas coisas em comum, descobrimos que gostamos de ter um lifestyle fitness.” A partir daí, as amigas passaram a aproveitar as viagens profissionais para malhar lado a lado e cavar brechas na agenda paulistana para conseguir fazer o mesmo. 


Em uma viagem a Punta del Este, no Uruguai, no início deste ano, Lalá convidou Helena para correr. “Nunca achei que fosse gostar desse esporte, mas Lalá insistiu e acabou sendo uma delícia”, lembra Helena. E assim nasceu mais uma corredora. Quando voltaram para São Paulo, a dupla se matriculou em uma assessoria de corrida e o número de oportunidades para treinarem juntas aumentou. Agora, além de correr, a dupla se encontra semanalmente nas sessões de funcional fight, aula criada pelo personal trainer Eduardo Munra que mistura funcional e golpes de luta – e que as duas mostram nas páginas a seguir.

Respeite seu limite

É importante saber que malhar a dois também guarda suas armadilhas. O nível de condicionamento diferente é uma delas. Se o seu for mais alto do que o da sua amiga, você pode se sentir entediada, desmotivada ou acabar pegando mais leve do que deveria. Por outro lado, se você for menos experiente do que ela, precisa resistir à tentação de querer entrar no ritmo da amiga e, com isso, correr o risco de se machucar. Ter foco também é fundamental para não deixar que o bate-papo roube o tempo precioso dos exercícios, combinado? E esqueça a competição durante a atividade: embora estejam juntas, cada uma deve seguir firme na própria série ou planilha, dependendo da modalidade que escolherem. Afinal, o treino mais eficiente é aquele feito de acordo com seu nível de preparo.

O artigo Amigas que treinam juntas emagrecem mais – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/amigas-que-treinam-juntas-emagrecem-mais/10818

Deixe uma resposta