Alternar temperaturas no banho alivia a dor pós-treino e dá brilho ao cabelo – em Mulher de Corpo

Uma ducha de água fria no fim do banho ativa a circulação, alivia aquela dorzinha depois do treino e ainda dá brilho aos cabelos. Aprenda a técnica

Texto Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo



Alternar as temperaturas no banho melhora dor pós-treino e dá brilho ao cabelo

Alternar as temperaturas no banho melhora dor pós-treino e dá brilho ao cabelo

Foto: Divulgação

Prática comum na fisioterapia, alternar temperaturas altas e baixas pode ser recomendado em diversos casos de lesões e dores pós-treino. Mas também é uma ótima medida para relaxar. “Os métodos de termoterapia e crioterapia – conhecidos como banhos de contraste – agem no metabolismo de vasoconstrição e vasodilatação”, explica Fernanda Bertami, fisioterapeuta do Aflora SPA, em Campinas (SP). Ou seja: mergulhar em uma piscina aquecida e, na sequência, em uma fria, ativa a circulação local.

“De quebra, é uma alternativa que auxilia no bem-estar, causando anestesia, redução da dor, melhora no metabolismo e relaxamento muscular”, completa Fernanda. Portanto, sentir calor e frio é uma ótima pedida, mesmo que você não esteja lesionada, mas faça isso com supervisão.

Se você não conhece um spa com duas piscinas, a alternativa é tomar uma ducha fria após cerca de 10 minutos na sauna ou de uma massagem relaxante (que tal com pedras quentes?). Em casa, você pode encher duas bacias com água, uma quente e uma fria, pingar gotas de óleo essencial cítrico, como laranja ou limão, e fazer um escalda-pés alternado, com cinco minutos em cada uma – você vai relaxar e também receber uma dose extra de energia.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319

O artigo Alternar temperaturas no banho alivia a dor pós-treino e dá brilho ao cabelo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/alternar-temperaturas-no-banho-alivia-a-dor-postreino-e-da-brilho-ao-cabelo/9214

Deixe uma resposta