Alimentos vasodilatadores turbinam o desempenho no treino – em Nutrição

Os vasodilatadores dilatam a parede das artérias, aumentando o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos e outros nutrientes. Saiba quais são os alimentos que podem oferecer esse efeito

Por Karine César | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

Você já ouviu falar em vasodilatadores? Essas substâncias dilatam a parede das artérias, aumentando o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos e outros nutrientes. 

Não, não estamos falando de nada ilícito. Pelo contrário, você pode estimular a vasodilatação naturalmente por meio do consumo de alguns alimentos ricos em arginina e óxido nítrico, como beterraba, alho, espinafre, rúcula, amaranto, couve e rabanete. “O ideal é ingeri-los duas horas antes do exercício para que sejam mais eficientes. Sugere-se, também, consumi-los diariamente por pelo menos seis dias seguidos para ter os benefícios. A maioria dos estudos usa o suco de beterraba (500 ml), mas nada impede que você acrescente amaranto, couve ou rúcula para potencializar o efeito”, indica Gabriel Barreto, nutricionista esportivo da clínica NatBarros, de São Paulo (SP). 

Segundo o especialista, a tática ajuda a suportar por mais tempo os exercícios de intensidade moderada a alta, além de acelerar a recuperação no pós-treino.

Quer conferir mais sobre alimentos que contribuem para o desempenho na atividade física? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Alimentos vasodilatadores turbinam o desempenho no treino – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/alimentos-vasodilatadores-turbinam-o-desempenho-no-treino/11732

Deixe uma resposta