Alimentos que possuem efeito botox – em Nutrição

Os itens escolhidos para compor o prato são capazes não só de renovar a elasticidade da pele como combater o envelhecimento precoce. Assim, você fica linda e passa longe dos procedimentos desconfortáveis

Por Michelle Freire | Edição Caroline Randmer | Adaptação Ana Paula Ferreira



Algumas frutas oferecem benefícios para a elasticidade da

pele / Foto Shutterstock

Quem acredita que uma pele firme depende apenas do uso de cosméticos e técnicas de novíssima geração está enganada. Com uma alimentação saudável – aliada a cuidados básicos no dia a dia, claro – é possível, sim, frear a ação do tempo e adiar o aparecimento de sinais indesejados como rugas, manchas e flacidez.  “Alguns alimentos são realmente capazes de retardar o envelhecimento da pele e, quando o consumo deles é associado ao uso de filtro solar e à ingestão suficiente de água, o resultado é uma aparência muitos anos mais jovem”, afirma Denise Lage, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Com o passar dos anos, as células do corpo deixam de ser renovadas com tanta frequência e, para complicar, elas passam a sofrer a ação danosa dos radicais livres, que causam o envelhecimento celular. O colágeno não escapa desse destino e, conforme vai sendo afetado, deixa de executar a função de firmar a pele. Esta, então, vai ficando sem viço, flácida e com rugas. “A vantagem de certos nutrientes é que eles conseguem retardar esse processo de oxidação, inclusive recuperando o colágeno e reduzindo os efeitos da radiação solar”, diz Andréa Frias, especialista em nutrição do Centro de Pesquisas Sanavita, em São Paulo (SP).

A ótima notícia é que não estamos falando de nenhum alimento difícil de encontrar. Confira quais são esses amigos da pele e, daqui pra frente, faça questão de incluí-los no seu cardápio. Outras atitudes que devem fazer parte do seu dia a dia se você se preocupa com a tez são a prática de esportes, o controle da exposição solar, o uso do protetor e a moderação do álcool e do cigarro. “Com esses cuidados você pode ter uma pele até 15 anos mais jovem”, diz Andréa Frias.

Arsenal antienvelhecimento

Iogurtes

Se você escolher aqueles abastecidos de lactobacilos, o intestino e a pele vão agradecer. Eles reforçam a imunidade da pele, evitando a formação de manchas após uma exposição prolongada ao sol. Segundo Andréa Frias, é melhor optar pelos iogurtes com os lactobacilos paracasei e johnsonii, duas vezes na semana.

Tomate

O licopeno, que dá a cor avermelhada à fruta, defende a pele contra os raios ultravioleta do sol. “Ele protege as fibras de colágeno e contribui para a renovação celular”, afirma Denise Lage. O ideal é saborear um tomate pequeno, três vezes por semana,  com azeite, pois o óleo auxilia na absorção do licopeno.

Acerola

Ela vem abarrotada de vitamina C, nutriente que contribui para a formação de dois aliados da beleza: o colágeno e a elastina. O primeiro mantém a firmeza da tez enquanto o segundo ajuda a pele a voltar à sua forma original depois de ela ter sido esticada. Como o corpo precisa de ambos, crie o hábito de degustar diariamente duas acerolas. “Prepare sucos, mas consuma-os logo após a preparação, pois a vitamina C se degrada rapidamente”, revela Andréa Frias.

Castanhas

O trunfo da castanha-do-pará é a vitamina E, outro nutriente que também tem efeito antioxidante. Ela é capaz de manter a pele jovem e viçosa e, de quebra, ainda protege a saúde do coração. Apesar disso, a delícia é bastante calórica, então consuma com moderação. “Duas unidades por dia ou um mix formado por uma castanha, uma noz e uma amêndoa, que contam com o mesmo efeito benéfico, são sufi cientes”, afirma Andréa Frias.

Não acabou por aqui, não! Se você quer saber quais são os outros alimentos que têm efeito botox, basta garantir a edição 340 da Corpo a Corpo! Então corra para a banca ou adquira a sua CORPO aqui → https://goo.gl/vHGVZp

O artigo Alimentos que possuem efeito botox – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/alimentos-que-possuem-efeito-botox/11589

Deixe uma resposta