Alimentos para combater estresse e ansiedade – em Nutrição

Os alimentos podem ser grandes aliados da saúde mental e do bem-estar. Selecionamos alguns destes ingredientes para você aprender a usá-los a seu favor. Confira!

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira

Aprenda a usar a alimentação a favor do seu bem-estar para combater o estresse e a ansiedade e dê um up na sua rotina e na sua saúde mental ao adicionar esses itens ao cardápio do dia a dia:

Açafrão

Seu principal composto ativo é a curcumina, um fitoquímico com propriedades terapêuticas. Além disso, o tempero age como um anti-inflamatório. “Como consideramos o estresse um tipo de inflamação, esse tempero se torna indispensável para quem quer uma vida mais tranquila”, conta Aline Quissak, nutricionista da clínica Nutri Secrets, de Curitiba (PR).

Sugestão de consumo: 1 colher (sopa) por dia distribuída entre as refeições.

Brócolis

Auxilia na regulação da pressão sanguínea além de conter nutrientes com propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração. Ideal para quem precisa de mais calma na rotina.

Sugestão de consumo: 1 xícara (chá) cozida no vapor três vezes na semana.


Salmão

“Devido à união e sinergia do ômega 3, vitamina D e selênio, o peixe promove uma diminuição do estresse, já que esses compostos são importantes para a produção de hormônios anti-inflamatórios”, explica a especialista. O salmão ainda auxilia na produção de uma camada protetora no cérebro que inibe a irritabilidade.

Sugestão de consumo: 1 posta assada ou grelhada de uma a três vezes na semana.

Semente de abóbora

O triptofano de sua composição reduz a ansiedade e ainda modula o sono, promovendo um relaxamento intenso. Já o magnésio contribuiu ao gerar a sensação de tranquilidade. Por também conter ferro e proteínas, as sementes aumentam a disposição e a energia para o dia a dia.

Sugestão de consumo: 2 colheres (sopa) por dia (torrada e sem casca).

Não acabou por aqui, não! Se você quer saber quais são os outros alimentos que combatem o estresse e a ansiedade, basta garantir a edição 342 da Corpo a Corpo! Então corra para a banca ou adquira a sua CORPO aqui → https://goo.gl/H2Pkis

O artigo Alimentos para combater estresse e ansiedade – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/alimentos-para-combater-estresse-e-ansiedade/11786

Deixe uma resposta