Ainda dá tempo para fazer cirurgia plástica e chegar linda ao verão? – em Pergunte ao especialista

Por Kelly Miyazato



Ainda dá tempo para fazer uma cirurgia plástica e chegar linda ao verão
Foto: Danilo Borges

Está em dúvida se faz a tão sonhada cirurgia plástica e está preocupada com o pós-operatório? De acordo com Andrea Yuan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, manchas podem surgir em quem se expõe logo após um procedimento cirúrgico, seja ele qual for. Isso acontece, porque o ferro presente no sangue concentra-se na equimose, e com a presença do sol, mancha a pele, fixando-se como uma tatuagem. “Além das manchas, quem toma sol poucos dias após a cirurgia plástica, pode sofrer com inchaços e vasodilatação. Portanto, o ideal é não se expor ao sol por 30 dias após qualquer cirurgia, e vale lembrar que esse período pode se estender até 60 dias ou mais”, explica.


Andrea alerta ao dizer que a exposição direta ao sol deve ser evitada se persistirem as manchas roxas. “Mas não desanime, ainda dá tempo de operar até o verão, visto que temos que aguardar 30 dias para a exposição solar. Inclusive as faciais, lembrando que é imprescindível o uso do protetor solar”, comenta.

“Os procedimentos que têm recuperação mais rápida são a introdução de prótese mamária e a lipoaspiração de pequeno porte. O corte é pequeno em ambas. O edema da lipo se resolve bem, se conjugarmos com a drenagem linfática. E se você não pretende emagrecer com esta lipoaspiração, este pode ser o toque que faltava para a chegada do verão. Com 30 dias de recuperação, já pode se apresentar nas areias da praia”, afirma.

Para Eduardo Sucupira, cirurgião plástico da Clínica Essendi (RJ), há tempo hábil antes da chegada da estação mais quente do ano para a realização de intervenções de porte menor indicadas como boa parte das correções possíveis através da cirurgia plástica. Confira!

– Blefaroplastia (pálpebras)
– Rinoplastia (nariz)
– Otoplastia (orelhas)
– Ritidoplastia (rosto)

“Vale ressaltar que as cirurgias corporais como a cirurgia mamária podem ser divididas entre os aumentos isolados, cirurgia de brevíssima recuperação (em até 15 dias) e as mais complexas, que exigem um tempo de recuperação maior”, reforça.

Sucupira conta que as lipoaspirações de porte menor (inferior a 1 litro e meio) oferecem rápida recuperação, ao passo que as maiores exigem intensos cuidados no pós-operatórios, assim como as abdominoplastias.

“Em suma os cuidados realmente importantes relacionados ao verão são inerentes àqueles relacionados com edema e pigmentação pós-operatória, além do próprio desconforto pós-operatório. Por tudo isso, é fundamental que siga as orientações especialmente relacionadas à exposição solar”, conclui Sucupira.

 

*Agradecimentos à Andrea Yuan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ao Eduardo Sucupira, cirurgião plástico da Clínica Essendi.

O artigo Ainda dá tempo para fazer cirurgia plástica e chegar linda ao verão? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/ainda-da-tempo-para-fazer-cirurgia-plastica-e-chegar-linda-ao-verao/6978

Deixe uma resposta