Acorda, corpo! Entenda por que é importante alongar-se de manhã – em Treino sob medida

Alongar-se logo de manhã ao acordar garante bem-estar e disposição para o resto do dia. Confira algumas dicas importantes!

Por Mônica Miliatti | Adaptação Ana Paula Ferreira



Com a prática regular de alongamentos,  os músculos passam a suportar melhor as tensões

diárias e da prática de esportes / Foto Shutterstock

Acordar e dar uma boa espreguiçada dá uma sensação de leveza para o corpo. Isso porque esse ato simbólico de mandar a preguiça embora é um leve alongamento que ajuda a acordar o corpo e prepará-lo para o dia que está começando. Segundo MichelSimoni, ortopedista do Hospital Copa D’Or, do Rio de Janeiro (RJ),  o alongamento, quando praticado de maneira gradual e leve, torna-se útil e importante para a qualidade de vida de cada pessoa. “Não existe um consenso nas pesquisas médicas sobre quando e como praticar o alongamento. No entanto, quando a pessoa decide alongar o corpo respeitando seus limites, a prática pode se tornar bastante positiva”, explica.  

A atividade proporciona uma série de benefícios, como aumento da flexibilidade muscular e até relaxamento dos músculos, além de ajudar a prevenir o desenvolvimento de lesões musculares, já que a perda da flexibilidade pode provocar dores musculoesqueléticas, como as lombares, que acarretam diminuição da qualidade de vida.  Com a prática regular de alongamentos,  os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e da prática de esportes.

Logo pela manhã

Considerando que a atividade aumenta a flexibilidade dos músculos, fazer alguns movimentos logo cedo, ao acordar, ajuda a despertar o sistema musculoesquelético. César Ribeiro, preparador físico da Pro Action Sports, de São Paulo (SP), explica que, durante o sono, o corpo passa por algumas contrações involuntárias. “Os leves movimentos de alongamento que fazemos na cama ajudam a relaxar a musculatura, para que não haja uma compensação nas vértebras no decorrer do dia”, explica.


Além disso, quando dormimos, o corpo também descansa, para que possa se recuperar das atividades realizadas durante o dia. Assim, estudos indicam que durante o sono há uma diminuição da pressão arterial e da temperatura corporal, controlada por regiões específicas do cérebro. A produção de hormônios, como o cortisol, também é influenciada pela qualidade do sono, e pode haver variações das funções respiratórias. Portanto, alongamentos feitos de maneira correta possibilitam alcançar resultados efetivos e evitar lesões.

Hidratação é importante

Ingerir água no decorrer do dia é importante para manter o corpo hidratado e evitar uma série de problemas. “Alguns profissionais indicam o consumo de um copo de água logo que acordamos, ainda em jejum. Não existe um consenso médico específico sobre o melhor momento para beber água, mas uma coisa é certa: o líquido ajuda a hidratar as células musculares, e isso evita lesões e uma série de outros problemas”, explica Michel Simoni .

Além disso, César Ribeiro destaca que, durante a noite, o corpo processa as informações do dia anterior,  e o organismo passa por uma desidratação natural. “Fica a critério de cada um, mas pessoalmente gosto de beber água em jejum, para repor o que perdemos à noite”, diz o preparador físico.

Quer saber mais sobre fitness e bem-estar? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Acorda, corpo! Entenda por que é importante alongar-se de manhã – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/acorda-corpo-entenda-por-que-e-importante-alongarse-de-manha/11474

Deixe uma resposta