7 segredos de personal para você nunca mais abandonar os treinos – em Treino sob medida

Para evitar perdas para o seu corpo e garantir um retorno rápido à malhação, confira dicas de especialistas você para treinar com disciplina e não parar mais!

Texto Ana Paula de Araujo, Rita Trevisan e Louise Vernier | Edição Karine César | Fotos 123RF | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Quem treina com regularidade sente na pele os benefícios dos exercícios. Tem saúde de ferro, disposição, dorme bem e sofre menos com os efeitos do estresse.  Além disso, manda embora as gordurinhas e turbina a massa magra, mantendo o metabolismo ativo. “Isso porque o corpo precisa trabalhar mais para suprir as necessidades do músculo, o que gera uma queima de caloria maior”, explica Vanessa de Mendonça, educadora física e especialista em condicionamento físico para grupos especiais e reabilitação cardíaca, de São Paulo (SP). Do ponto de vista musculoesquelético, a prática melhora a força, o tônus muscular, a postura e a flexibilidade. “A consequência direta é o fortalecimento dos ossos e das articulações”, diz Dinho Aparecido,  personal trainer, de São Paulo (SP). 

É claro que nem todas essas mudanças acontecem da noite para o dia. “Uma pessoa sedentária que começa a praticar atividade física vai levar umas duas semanas para perceber um ganho cardiorrespiratório. Já a perda de peso e os ganhos musculares serão mais visíveis a partir do terceiro mês”, conta Alessandra Dianin, personal trainer, de São Paulo (SP). 

Da mesma forma, quando paramos de praticar atividade física o corpo também leva um tempo para sair do ritmo. “Na falta de um exercício regular, a massa muscular, a flexibilidade, a resistência e a força vão diminuindo e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais”, alerta Vanessa de Mendonça. Por isso mesmo, ao retornar, é preciso ter cautela. “Depois de uma parada, a retomada deve ser gradativa, para minimizar o risco de lesões”, adverte Marisa Barbin, educadora física da Academia Bodytech, de São Paulo (SP). 


Para evitar grandes perdas para o seu corpo e garantir um retorno rápido à malhação, aí vão 7 segredos de personal para você nunca mais abandonar os treinos!

→ É fundamental que você escolha uma atividade física de que goste realmente, pois isso vai mantê-la motivada.

→ Escolha uma academia próxima à sua casa ou ao seu local de trabalho, para ganhar tempo nos deslocamentos. 

→ Se não tem hora certa para sair do trabalho, acostume-se a treinar de manhã. Desta forma, não vai comprometer a rotina de exercícios por conta de urgências profissionais.

→ Planeje a sua semana com antecedência, no domingo. E coloque o seu treino entre os compromissos prioritários, separando o período necessário para dar conta dele como deve e contabilizando o tempo que perde com o deslocamento, o treino em si e o banho.

→ Se precisar parar com a malhação por conta de um problema físico, verifique com o seu médico a possibilidade de continuar se exercitando em um ritmo mais tranquilo, mesmo nesse período. Em geral, as caminhadas e os exercícios como a ioga e o pilates têm poucas contraindicações e vão ajudá-la a manter pelo menos parte do condicionamento e da flexibilidade conquistados.

→ Se o seu problema é a mais completa falta de tempo, assuma a responsabilidade de ter um dia a dia mais ativo, para não ter de voltar ao zero nos treinos.  Assim, use escadas em vez de elevadores, pare o carro mais longe do local onde pretende chegar, desça do ônibus dois pontos antes. Estratégias simples funcionam para manter o corpo em movimento.

→ Sempre que iniciar uma nova etapa de treino, trabalhe com metas reais, estipulando, inclusive, um período para alcançá-las.

Quer conferir mais dicas para manter a rotina de treinos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 7 segredos de personal para você nunca mais abandonar os treinos – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/7-segredos-de-personal-para-voce-nunca-mais-abandonar-os-treinos/11942

Deixe uma resposta