6 dúvidas sobre o clareamento dental – em Mulher de Corpo

Se você anda insatisfeito com a cor do seu sorriso, o clareamento dental pode ser uma boa solução. Contudo, antes de optar pelo procedimento, é importante saber algumas informações sobre ele. Confira!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Quem não gostaria de sempre exibir um sorriso bem branquinho? Para isso, muitas pessoas optam por fazer clareamento dental.  No entanto, de acordo com Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética, de Minas Gerais, é importante esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento antes de tomar qualquer providência. 

Abaixo, o profissional listou as principais perguntas sobre a técnica. Confira!

1. Quem pode fazer o clareamento dental?

Normalmente, qualquer pessoa pode fazer clareamento dental. Todavia, há restrições para pessoas que têm tártaro, placas ou problemas gengivais. O ideal é primeiro tratar estes problemas para então, realizar o clareamento. Gestantes e lactantes também devem esperar o período, pois não há dados que comprovem a segurança do procedimento em grávidas. No caso de pessoas com amplas restaurações ou próteses, a colocação de facetas – famosas lentes de contato para os dentes – pode ser mais eficiente, pois o clareamento abrange somente os dentes, não o material restaurador utilizado. 

2. Qual tipo de clareamento é mais eficaz? O do consultório ou o caseiro?

Os dois tratamentos garantem resultados satisfatórios. O clareamento de consultório produz resultados instantâneos através de géis de alta concentração aliados ao laser. O caseiro é mais lento e gradual. Mas é importante salientar que ambos devem contar com a ajuda de um profissional. 


3. Como fica a alimentação após o clareamento?

Principalmente durante o tratamento clareador e até 15 dias após, deve-se evitar o consumo de alimentos de forte coloração como café, açaí, vinho tinto, beterraba, chocolate ou outras bebidas e alimentos com adição de corantes. Para manter o efeito por mais tempo, o ideal é não consumir nenhum destes itens em excesso. Cigarro é um dos maiores vilões dos dentes brancos. 

4. O clareamento causa sensibilidade nos dentes?

Geralmente o processo pode até causar um aumento da sensibilidade dos dentes ao frio. Entretanto, com a alta tecnologia, os produtos utilizados atualmente possuem agentes que diminuem esta sensibilidade. 

5. Quanto tempo dura um clareamento?

Tudo isto depende dos hábitos do paciente em relação à alimentação e ao consumo de cigarro. Mas em geral, dura um ano. Já as facetas ou lentes de contato de porcelana não alteram a cor.

6. Cremes dentais e enxaguantes bucais com ação clareadora tem o mesmo efeito?

Definitivamente não. Estes produtos podem ajudar em manchas externas, mas não penetram os poros dos dentes promovendo o real clareamento. Inclusive, eles não devem ser utilizados constantemente, pois são muito abrasivos e danificam o esmalte do dente. 

O artigo 6 dúvidas sobre o clareamento dental – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/6-duvidas-sobre-o-clareamento-dental/11700

Deixe uma resposta