6 dicas para fazer trilha com segurança – em Clube da Corrida

Aproveite as temperaturas amenas e faça trekking! Mas, antes, leia essas dicas para fazer a trilha com segurança

Texto Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo



Como fazer trilha com segurança

Siga as dicas para fazer a trilha com segurança

Foto: Shutterstock

As temperaturas mais amenas do começo do inverno são propícias para encarar um trekking. Antes de calçar o tênis e partir para a natureza, siga as nossas recomendações e faça trilha com segurança:

1. Informe-se sobre o percurso

“Informações sobre duração, inclinação, tipo de terreno e se alguém do grupo conhece o caminho são fundamentais. Caso negativo, só faça a trilha com guia”, enumera Carlos Sandro Carpenter, professor de esportes de aventura e da natureza do Centro Universitário IBMR (RJ). Faça a trilha, no mínimo, em dupla.

2. Vista-se adequadamente

O tênis deve ter sola de borracha, ser aderente e resistente. “Fuja do solado de polímeros, que escorrega nas pedras”, sugere Carlos Carpenter. Prefira roupas leves, à base de poliamida ou poliéster, que permitem a evaporação do suor.


3. Não esqueça a água

Uma mochila pequena com um camel bag ou um cantil com cerca de 1 litro. “Se a caminhada durar mais de uma hora, leve um isotônico para alguma emergência”, avisa o professor.

4. Deixe a mochila leve

Coloque na mochila apenas objetos leves e práticos, como um canivete, fita adesiva, kit de primeiros socorros com luva, esparadrapo, gaze e antisséptico, outro par de meias, uma camiseta reserva, protetor solar e um saco de lixo.

5. Abasteça-se com alimentos

Segundo Carlos Carpenter, alimentos calóricos, como chocolate, banana-passa açucarada e biscoitos, são bons para caminhadas duradouras. “Eles mantêm a reserva de energia, entretanto não coma tudo, pois imprevistos podem acontecer e o alimento será necessário”, completa.

6. Carregue documentos

Deixe algum documento e contato de emergência em um dos bolsos da roupa, principalmente em caminhadas longas. “Já houve casos de pessoas que se perderam e ficaram inconscientes”, lembra Carlos Carpenter. Muitas vezes, o celular não funciona, dependendo da sua localização.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318

O artigo 6 dicas para fazer trilha com segurança – em Clube da Corrida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/clube-da-corrida/6-dicas-para-fazer-trilha-com-seguranca/8985

Deixe uma resposta