5 mitos e verdades sobre o bloqueio o ciclo menstrual – em Mulher de Corpo

Muitas mulheres optam por interromper a menstruação. Contudo, nem todas sabem se as informações que ouvem por aí sobre este bloqueio são verídicas ou não. Por isso, listamos 5 mitos e verdades sobre o assunto

Texto Ana Paula Ferreira



Veja também os principais métodos para interromper o ciclo menstrual

Foto Shutterstock

 Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, 32,5% das mulheres gostariam de nunca mais menstruar e 40% sonham com uma simples trégua, ficando mais de um mês sem passar pelo ciclo. 

Para isso acontecer, existem algumas possibilidades para interromper a menstruação. De acordo com Elizabeth Trezza, ginecologista e obstetra de São Paulo, os principais métodos para interromper o ciclo menstrual são anticoncepcional oral – combinado contínuo (a pílula tradicional, sem pausas), anticoncepcional oral a base de progesterona também contínuo, anticoncepcional injetável trimestral, DIU com progesterona e implante subcutâneo de progesterona. 


A seguir, a especialista listou 5 mitos e verdades sobre o bloqueio do ciclo menstrual:

1. Bloquear o ciclo aumenta chances de se ter um câncer de ovário ou de endométrio. 

Mito. Alguns estudos comprovam que a suspensão da menstruação diminui os riscos de câncer de ovário e endométrio. 

2. Ao decidir retomar o ciclo, as chances de engravidar são menores. 

Mito. Os anticoncepcionais não reduzem a fertilidade. No entanto, a fertilidade declina com a idade, especialmente após os 35 anos.

3. A menstruação pode ser prejudicial a saúde. 

Depende. Segundo a médica, para algumas mulheres a menstruação não é apenas um desconforto e pode agravar algumas doenças como anemia ou endometriose. À menstruação normal, em uma mulher saudável, não é prejudicial à saúde. No entanto, é necessário individualizar cada caso, avaliar se a mulher pode estar sendo prejudicada de alguma forma pela menstruação. 

4. O Tratamento para interromper a menstruação é hormonal. 

Verdade. Apenas através da indução hormonal é possível suprimir a menstruação. 

5. Os tratamentos hormonais garantem ausência total de sangramento. 

Mito. Nem sempre é possível obter a ausência total de sangramento. “Com qualquer um dos métodos, o corpo da mulher irá passar por um período de adaptação ao hormônio administrado. Nesse período ela pode apresentar diversos efeitos colaterais, como cefaléia, náuseas ou metrorragia, mais conhecida como spotting ou sangramento de escape. A grande maioria desses efeitos colaterais melhora após aproximadamente 3 meses do uso do método escolhido”, explica Elizabeth. 

O artigo 5 mitos e verdades sobre o bloqueio o ciclo menstrual – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/5-mitos-e-verdades-sobre-o-bloqueio-o-ciclo-menstrual/10995

Deixe uma resposta