5 melhores alimentos para comer em julho – em Nutrição

Cada época do ano favorece a produção de alguns alimentos, que acabam com uma qualidade melhor por amadurecerem sem uso de fertilizantes. Confira quais frutas e vegetais são indicados para comer em julho

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

Já pensou em usar a sazonalidade da colheita a seu favor? É que cada época do ano favorece a produção de alguns tipos de alimentos, que acabam com uma qualidade melhor e uma concentração maior de vitaminas e minerais por amadurecerem naturalmente (sem necessidade do uso de fertilizantes).  Confira a seguir a lista elaborada por Michele Mileto Troitinho, nutricionista do Kurotel — Centro Médico e Spa de Longevidade, de Gramado (RS), dos melhores alimentos para comer em julho.

Pepino

Ele é pouco calórico e bastante nutritivo. Contém vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, fi bras solúveis e flavonoides. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante, laxativa e anticancerígena. Também auxilia no funcionamento do intestino, no emagrecimento e no controle da pressão arterial.

Alho-poró 

Fonte de vitaminas A, B6, C, K, ácido fólico, ferro, magnésio e manganês.  Controla a pressão arterial por ser vasodilatador e tem ação diurética. Seu consumo também é eficaz na prevenção de doenças cardíacas, derrames, diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Auxilia na digestão e provoca sensação de saciedade por ser rico em fibras.

Tangerina

A fruta esbanja vitaminas A, B1,  B2, B6, C, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Também é rica em flavonoides, que são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que atuam no combate dos radicais livres, favorecem a desintoxicação do fígado e melhoram o sistema imunológico. Além disso, é fonte das fibras pectina e hemicelulose, que estimulam o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e auxiliam na redução do colesterol.


Cenoura

Seu principal nutriente é o betacaroteno, substância que,  durante a digestão, se transforma em vitamina A — essencial para a visão, a pele e as mucosas. Dá para suprir as necessidades diárias de vitamina A com apenas 100 g do alimento. Ela também é rica em sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Milho-verde

Ele é cheio de vitaminas A, B3, B6, E, ácido pantotênico, ácido fólico, cobre, fósforo, manganês, magnésio, potássio e zinco. Também é fonte dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que protegem a retina contra danos degenerativos. Rico em fibras que ajudam no crescimento das bactérias boas no intestino, melhora o trânsito intestinal.

Quer conferir mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 5 melhores alimentos para comer em julho – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/5-melhores-alimentos-para-comer-em-julho/11772

Deixe uma resposta