5 exercícios para você emagrecer treinando 30 minutos por dia – em Treino sob medida

Você está deixando os treinos de lado por causa da rotina corrida? Que tal, então, usar só 30 minutinhos do seu dia para se cuidar? Confira uma seleção de exercícios que podem fazer uma baita diferença sem tomar muito do seu tempo!

Via Revista Dieta Já! | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

O que você faz em meia hora? Pensando na rotina frenética, pode-se dizer que neste tempo não conseguimos fazer muita coisa. Para os sortudos, que trabalham perto de casa, é o período que se leva para chegar ao escritório. Também dá para tomar um café da manhã mais reforçado ou engolir um almoço rapidinho. Há quem utilize meia hora do dia cuidando da beleza, mas o máximo que dá para fazer é uma escova nos cabelos. Também é possível pagar uma conta, varrer o quintal preparar um bolo, levar o cachorro para dar uma voltinha…

Enfim, em 30 minutos não dá para mudar o mundo, mas é possível mudar sua vida se você dedicar esse pequeno tempo para praticar alguma atividade física. Confira a seguir 5 opções de exercícios que podem fazer uma baita diferença sem tomar muito do seu tempo! 

1. Ciclismo

Basta ter uma bicicleta e um mínimo de equilíbrio para sair pedalando por aí. Mas há várias modalidades de ciclismo, como o de estrada, o de pista, mountain biking e o BMX. Além disso, essa atividade sobre duas rodas também é componente fundamental de outro esporte: o triathlon, que mistura as pedaladas com natação e corrida.

Vantagens: Fortalece ossos e articulações, reduz a pressão arterial, diminui o colesterol e ameniza o estresse.

Desvantagem: não é recomendado para quem tem lesão nos joelhos, no quadril e na lombar.

2. Corrida

É, sem dúvida, o mais antigo meio de locomoção humano, junto com os atos de andar e saltar. Além disso, queima, em média, 10 kcal por minuto. Mas, se não quiser sofrer lesões, antes de se aventurar nos circuitos de rua ou mesmo na esteira, lembre-se de passar por uma avaliação médica – que também indicará como anda o seu coração – e de providenciar um tênis apropriado para o seu tipo de pisada.

Vantagens: Melhora o tônus muscular, reduz a pressão arterial, diminui o colesterol e ameniza o estresse.

Desvantagem: não é recomendada para quem tem alguma lesão nos joelhos, quadril, tornozelos ou lombar.

3. Musculação

Consiste em trabalhar a musculatura do corpo por meio de exercícios contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas, como uma carga num halter ou numa barra longa, em um aparelho com baterias de placas, tensores elásticos ou simplesmente contra a força da gravidade.


Vantagens: aumenta o tônus muscular, proporciona resistência muscular localizada, reduz a pressão arterial, diminui o colesterol e define os músculos.

Desvantagem: imprópria para quem está com alguma lesão muscular, pois não poderá trabalhar muito forte durante o treinamento.

4. Natação

É considerada um dos exercícios mais completos, pois mexe com toda a musculatura do corpo, tonificando-os e aumentando o condicionamento cardiovascular. De quebra, ainda queima aproximadamente 500 kcal por hora, sendo uma opção excelente para quem quer perder peso.

Vantagens: não causa impacto nos ossos, melhora a respiração, reduz a pressão arterial, diminui o colesterol e ameniza o estresse.

Desvantagem: não é recomendada para quem tem lesão nos ombros.

5. Pilates

Essa técnica desafia o praticante a trabalhar o corpo e a mente, proporcionando mais flexibilidade, força e equilíbrio. Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização do abdome, da coluna e da pelve. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, em vez da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

Vantagens: aumenta o tônus muscular, proporciona resistência muscular localizada, reduz a pressão arterial, diminui o colesterol, melhora a postura e aumenta a flexibilidade.

Desvantagem: impróprio para quem está com alguma lesão muscular.

O artigo 5 exercícios para você emagrecer treinando 30 minutos por dia – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/5-exercicios-para-voce-emagrecer-treinando-30-minutos-por-dia/12136

Deixe uma resposta