5 doenças desencadeadas pela ansiedade – em Mulher de Corpo

A ansiedade pode afetar, e muito, sua qualidade de vida caso se torne frequente,já que pode desencadear algumas doenças. Confira a seguir quais são elas!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira



Ansiedade em excesso pode não ser um bom sinal para a saúde.

Foto Danilo Borges

O corpo começa a tremer, fica difícil respirar, as mãos suam e o coração dispara. Poderia ser a descrição de uma maratonista que está prestes a concluir uma prova daquelas ou o relato da mocinha de um filme de terror, mas é nada mais do que sua reação ao acessar seu e-mail e descobrir que o RH da empresa dos sonhos finalmente recebeu seu currículo e a está chamando para uma entrevista. Esse e muitos outros enredos da vida real são capazes de desestabilizar qualquer mulher, das sedentárias às que encaram 42K numa boa. 

“Quando nos preocupamos, a amígdala e o hipotálamo, áreas do cérebro responsáveis pela sensação de ansiedade, interpretam que estamos em perigo”, explica o neurologista Leandro Gama Cerqueira, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. “Isso eleva a produção de adrenalina e de glicocorticóides, hormônios que provocam taquicardia, sudorese excessiva, tremores, tensão muscular e dor de cabeça.”

Se, por um lado esse mecanismo parece prejudicial, por outro, é essencial para garantir nossa sobrevivência. “Ele impede a negligência de fatores de risco e nos prepara para enfrentar melhor as adversidades do cotidiano”, esclarece Joana Singer, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-USP). 

Moral da história: ficar ansiosa faz você ser mais cautelosa e pensar várias vezes antes de cada ação, mas, se se tornar frequente, pode afetar, e muito, a qualidade de vida. Isso porque a ansiedade pode desencadear algumas doenças. Conheça a seguir quais são elas:

Síndrome do pânico
Crises intensas e repentinas que podem acontecer como resposta a uma situação estressante ou surgir sem razão específica, causando uma sensação de morte iminente.
Transtorno obsessivo compulsivoGera pensamentos obsessivos que só são aliviados por comportamentos compulsivos (repetitivos e desmotivados).

Estresse pós-traumático
Após um evento significativo que tenha gerado um trauma, ocasiona flashbacks, pesadelos e revivência de sons e cheiros.

Transtorno de ansiedade generalizada
A pessoa se sente ansiosa a maior parte dos dias. É como se ficasse em um alerta contínuo, com o eterno pensamento de que algo ruim vai acontecer.

Fobias específicas
Causa uma tensão desproporcional diante de uma determinada situação, animal ou objeto.

Quer conferir mais dicas de maquiagem? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 5 doenças desencadeadas pela ansiedade – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/5-doencas-desencadeadas-pela-ansiedade/10586

Deixe uma resposta