5 dicas para você evoluir e melhorar o desempenho na corrida – em Treino aeróbico

Uma das características mais legais da corrida é o desafio que ela proporciona – seja com você mesma ou com outros praticantes! Se você quer evoluir na modalidade e quebrar seus recordes, confira estas dicas de profissional!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

A corrida tem conquistado cada vez mais adeptas mundo afora. E não é para menos! Além de ser uma atividade divertida e superestimulante – já que dá para desafiar a si mesma a bater recordes e também se jogar em uma prova com outras pessoas na modalidade de rua –, ela oferece diversos benefícios para a saúde e o corpo, como melhora do fluxo sanguíneo, sensação de bem-estar e relaxamento, prevenção de diabetes e queima de gordura.

Se você faz parte do time que já pratica corrida, mas quer evoluir e melhorar ainda mais seu desempenho, aposte nestas 5 dicas listadas professor de educação física Ronaldo Freitas, da academia Les Cinq Gym, de São Paulo!

1. Treine com frequência, variando o estímulo 

A frequência de treino é fundamental para o alcance do seu sucesso. Mesmo um planejamento sob medida para os seus objetivos não trará resultados, caso você não cumpra a proposta estabelecida. E lembre-se de que a variação de estímulo é uma das peça-chave para uma evolução mais rápida. Por isso, evite fazer treinos com a mesma característica por muito tempo e varie treinos longos e intervalados na mesma semana deixando assim os treinos mais longos para os finais de semana.

2. Aumente os quilômetros gradualmente

Para ser mais resistente o importante é aumentar, de forma gradual, a quantidade de treinos. Mas não adianta extrapolar os limites. A sua rotina de treinamento deve ter apenas um treino mais longo durante a semana caso você seja iniciante (geralmente no sábado ou no domingo), para que o desgaste seja menor, a evolução mais segura e, ainda, evitar lesões e problemas com o não alcance do seu objetivo diário, já que isso pode fazer com que inconscientemente você fique desmotivado para a prática do próximo treino.

3. Não desperdice energia

Importante saber que ao utilizar uma técnica incorreta de corrida pode haver um grande desperdício de energia durante o seu treino diário. Com isso, você pode não obter sucesso no seu tempo de corrida ou tempo que almejava alcançar para sua corrida de rua. 


4. Aposte nos carboidratos

A suplementação com isotônicos e carboidratos em treinos superiores a 10 km é essencial. Para manter o seu nível de energia consistente, comece a reposição com 30 minutos de corrida, se reabastecendo a cada 20 minutos. Como o estoque de glicogênio do corpo é limitado, esses cuidados permitem que você tenha energia para treinos e provas mais longas.

5. Faça outros exercícios

Se a impressão é de que a corrida não é suficiente para melhorar o seu fôlego, que tal aliar o treino a outros exercícios que também melhoram a capacidade respiratória? Praticamente todos contribuem: natação, treinamento em circuito, vôlei, futebol, tênis, ciclismo, entre outros. Uma técnica que merece destaque é a yoga. Existe um movimento bem simples dessa prática que potencializa a respiração e ativa toda a musculatura envolvida (diafragma e intercostais): focando o abdômen e o diafragma e sem mexer os ombros, inspire com o peito (abrindo as costelas) e expire todo o ar, até encolher a barriga. Faça esse exercício repetidas vezes e lentamente, quando estiver em repouso. 

 

O artigo 5 dicas para você evoluir e melhorar o desempenho na corrida – em Treino aeróbico
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-aerobico/5-dicas-para-voce-evoluir-e-melhorar-o-desempenho-na-corrida/12144

Deixe uma resposta