5 dicas para usar lavanda contra a TPM – em Mulher de Corpo

Também conhecida como alfazema, a flor pode ser uma aliada contra os sintomas da TPM. Confira 5 dicas para usá-la a favor de sua saúde e bem-estar!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 

Com propriedades relaxantes, a lavanda – também conhecida como alfazema – pode oferecer diversos benefícios à saúde, principalmente para as mulheres que costumam sofrer com os sintomas da TPM.

Para usar a flor a favor do seu bem-estar, Nathalia Carravetta, especialista em desenvolvimentos de aromas da L’eponge, listou 5 dicas que vão te ajudar a amenizar a temida tensão pré-menstrual.  

Hora de dormir bem

Por ter efeito calmante, a flor é uma aliada das mulheres que sofrem com os sintomas da TPM. A dica é pingar de 5 a 8 gotas do óleo essencial em 1 litro de água e borrifar pelo quarto antes de dormir. Ele vai ajudar a te acalmar e ter uma boa noite de sono. Outra opção é colocar flores secas de lavanda dentro da fronha do travesseiro para acalmar os ânimos. 

Dor de cabeça não mais

Para quem sofre com dores de cabeça, principalmente nesse período, a dica é massagear as têmporas com uma gotinha do óleo essencial. 

Tchau inchaço

O inchaço também acompanha a maioria das mulheres nesta época do mês. Para diminuir os sintomas nos pés e pernas, a dica é fazer um escalda pés com o olho essencial da flor. Deixe os pés de molho por 15 minutos antes de dormir em um recipiente com água, 10 gotas de óleo de lavanda e uma colher de sopa de sal grosso. Você também pode massagear algumas gotas do óleo nos pés antes de deitar, ela ajuda a acalmar os pés cansados e hidratar a região. 

Efeito Rapunzel 

O óleo essencial da flor é eficaz no tratamento de queda de cabelos emocional. Isso acontece porque a planta tem benefícios que ajudam na cura da insônia, depressão, estresse e ansiedade, causas da perda dos fios. A dica adicionar algumas gotas no seu xampu ou condicionador. 

Para acalmar os ânimos durante o dia

A lavanda tem um aroma único bastante requisitado no mercado de beleza. Para acalmar os seus ânimos e de quem está ao seu redor, aposte em um perfume ou creme com essa essência. Aplique nos pulsos, atrás das orelhas, nuca e dobras, regiões que têm maior circulação sanguínea e ajudam a fixar a fragrância. 

O artigo 5 dicas para usar lavanda contra a TPM – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/5-dicas-para-usar-lavanda-contra-a-tpm/11771

Deixe uma resposta