5 dicas para cuidar dos lábios no inverno – em Cuidados com o rosto

É comum os lábios sofrerem com a chegada do inverno. Para evitar problemas, confira 5 dicas para cuidar da região

Por Ana Paula Ferreira | Foto Divulgação



Hidratar os lábios é fundamental para mantê-los saudáveis

no inverno / Foto Divulgação

As baixas temperaturas do inverno costumam fazer algumas mulheres sofrerem com ressecamento, rachaduras e até queimaduras nos lábios. Isso porque o frio, a pouca humidade do ar, o vento e o uso de aquecedores diminuem a hidratação natural que protege a região. “A pele dos lábios é mais fina do que no resto do corpo e a região também não tem glândulas sebáceas. Por isso, é mais suscetível à desidratação, pois está constantemente exposta”, explica Apolonia Sales, dermatologista, do Rio de Janeiro. 

Abaixo, a profissional listou 5 dicas para cuidar dos lábios no inverno e evitar agravamentos como queimaduras e sangramentos. 

1. Não passe saliva nos lábios

“O ressecamento nos lábios causa um incomodo que faz as pessoas passarem constantemente a língua na região para umidificá-la. Mas saliva tem ph ácido, que agride a mucosa podendo agravar o ressecamento e as rachaduras”, explica a dermatologista.

2. Proteja-se do sol

“Com temperaturas mais amenas, as pessoas tendem a se esquecer dos danos causados pela exposição ao sol. Queimaduras nos lábios por raios solares são mais comuns no inverno que no verão. Por isso, é importante manter o uso de protetores solares labiais na estação”, lembra Apolonia. 

3. Invista em produtos protetores e hidratantes específicos 

“Balms e pomadas que contenham pantenol, ceramidas e vitamina E são criam uma barreira que protege a pele dos lábios, além de ajudar na refeneração, cicatrização e hidratação”. A profissional ainda lembra que é importante reaplicar o produto ao longo do dia. “Dormir com um hidratante mais espesso, como o Bepantol, também ajuda a pele a se regenerar durante a noite”, indica. 

4. Não arranque as pelinhas

“É difícil resistir, mas arrancar as pelinhas que surgem com o ressecamento agride mais ainda a pele e pode causar ferimentos e sangramentos. Estes, por sua vez, podem originar inflamações e infecções. O ideal é esfoliar gentilmente os lábios com produtos específicos para a região e, em seguida, aplicar produtos hidratantes e regeneradores”, ensina. 

5. Em casos mais graves, procure um médico

“Quando o ressecamento é grave, pode causar dor e ferimentos. Por ser uma área muito exposta, que tem contato com alimentos, por exemplo, os lábios são mais suscetíveis à ação de vírus, fungos e bactérias. Em caso de desidratação severa e dor, é necessário procurar um dermatologista para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado. Em casos específicos, pode ser feita uma hidratação com injeções de acido hialurônico”.

O artigo 5 dicas para cuidar dos lábios no inverno – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/5-dicas-para-cuidar-dos-labios-no-inverno/11568

Deixe uma resposta