40% dos brasileiros sofre de insônia; conheça os principais motivos – em Mulher de Corpo

O grupo mais afetado pelo problema são as mulheres. Veja quais são os principais motivos que podem ocasionar a insônia e que podem ser evitados

Texto Mariana Vieira | Edição Isabela Leal | Foto Escala Imagens | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos brasileiros sofre de insônia. O grupo mais afetado pelo problema são as mulheres, especialmente aquelas que se encontram na menopausa. Além delas, idosos e pessoas das classes sociais menos favorecidas também têm alta incidência da doença. E se não for tratada, ela pode trazer sérias consequências à saúde física e mental, desde alterações de humor a uma série de outras doenças.

Veja a seguir alguns dos principais motivos que podem ocasionar a insônia e que podem ser evitados:

Estresse e depressão: a preocupação excessiva e os assuntos mal resolvidos no decorrer do dia atrapalham o descanso. Isso porque o organismo reage às situações de raiva e tristeza e fica em alerta constante.  Até o fato de não conseguir dormir bem ocasiona estresse, formando um ciclo vicioso.

Sedentarismo: se você não pratica atividades físicas com frequência, isso pode ser um problema para as suas noites de sono. A falta desse hábito atrapalha o relógio biológico e causa obesidade, que, como consequência, resulta na apneia e atrapalha no sono. Mas atenção: é importante não praticar atividades próximo ao momento de dormir, pois o efeito pode ser contrário.


Medicamentos: alguns remédios podem conter em suas fórmulas estimulantes capazes de prejudicar o sono, especialmente os antigripais, os analgésicos e os descongestionantes.

Fatores externos: não é só internamente que estão os problemas. Se o seu ambiente de repouso possui barulho, televisão ligada, muita claridade e umidade, tudo isso pode ocasionar insônia.

Álcool, cafeína e nicotina: este trio é considerado estimulante e pode afetar seu descanso. Apesar de algumas pessoas acharem que são relaxantes, elas se equivocam posteriormente, pois ocasionam dores de cabeça pela manhã e tiram o sono depois das primeiras horas. Além das bebidas alcoólicas e do cigarro, é importante evitar alimentos estimulantes, como café, chocolate e chá-verde.

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui

O artigo 40% dos brasileiros sofre de insônia; conheça os principais motivos – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/40-dos-brasileiros-sofre-de-insonia-conheca-os-principais-motivos/11925

Deixe uma resposta