4 mitos e verdades sobre meditação – em Mulher de Corpo

Consultamos um profissional para nos ajudar a desvendar o que é mito e o que é verdade sobre a prática da meditação. Confira!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira



A meditação deve ser praticada todo dia para ter benefícios

Foto Shutterstock

Quando se fala sobre a prática, logo vem à cabeça aquela posição difícil de manter, a concentração que teima em ir embora… O instrutor Alexandre Lopes, da Arte de Viver, organização dedicada a práticas de controle do estresse, ajuda a desvendar os mitos e verdades sobre meditação. Confira abaixo:

1. O certo é ficar em posição de lótus

Mito. Essa não é a única forma de se acomodar – aliás, muitos praticantes experientes preferem meditar sentados em cadeira. Isso não prejudica o resultado da meditação, e o mais importante é se sentir confortável.

2. Música e incenso ajudam a relaxar

Nem sempre. Sons e cheiros estimulam os sentidos e podem interferir na concentração, mas isso é bem individual. Experimente se funciona para você, mas opte por uma música tranquila em volume baixinho e mantenha o incenso à distância, para não sobrecarregar o ambiente.

3. Não pode pensar em nada

Mito. Aceitar que os pensamentos vão surgir e não lutar contra eles é o segredo para persistir na prática. Um bom jeito de desacelerar a mente é se concentrar na respiração, inspirando e expirando lentamente. Visualizar um ponto de luz entre os olhos ou repetir mentalmente um mantra ou frase positiva também funciona.

4. Tem que praticar todo dia

Verdade. Pense na meditação como uma atividade física, em que os benefícios aparecem com a repetição. Da mesma maneira, se você interrompe o hábito, precisa voltar um pouco para trás para recuperar o condicionamento.

Quer saber mais sobre meditação? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 4 mitos e verdades sobre meditação – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/4-mitos-e-verdades-sobre-meditacao/11056

Deixe uma resposta