3 receitas de sopas funcionais para os dias frios – em Receitas Light

Quando se fala em alimentação, nada combina mais com o frio do que sopas e caldos, né? Para incrementar o cardápio nesta temporada, confira 3 receitas funcionais deliciosas!

Por Ana Paula Ferreira



Adicione estas 3 receitas de sopas funcionais ao cardápio durante o inverno

Foto Shutterstock

As sopas e caldos caem superbem como refeições naqueles dias em que o frio toma conta. Melhor ainda se elas tiverem ingredientes que oferecerem benefícios para a saúde e para o corpo. Afinal, nem toda sopa é light ou saudável. “Elas sempre devem ser elaboradas com caldo de legumes natural. Os temperos industrializados são ricos em substâncias químicas aumentam o grau de inflamação das células, provocam a retenção de líquido e são pré-fatores de câncer. Tenha cuidado com a quantidade de sódio presente nos rótulos desses produtos industrializados e evite sopas prontas vendidas no mercado (o teor de sódio é muito elevado)”, orienta Haline Dalsgaard, nutricionista funcional e diretora do projeto Saúde no Prato.

Abaixo, a profissional indica 3 receitas de sopas funcionais para aqueles dias em que os termômetros marcam baixas temperaturas:

Sopa termogênica e antioxidante

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola pequena picada
1 batata baroa em cubos
1 tomate sem semente picado
1 pedaço de abóbora picada em cubos
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado e espremido (usar somente o caldo)
2 colheres (sopa) de amaranto em flocos
1 punhado de salsa e cebolinha picadas

Modo de preparo

Numa panela, acrescente o óleo de coco e refogue a cebola. Adicione os legumes e refogue mais um pouco. Coloque água até cobrir os legumes e cozinhe em fogo brando até que estejam macios. Bata os legumes cozidos com o caldo no liquidificador e reserve. Em uma panela, acrescente  a mistura do liquidificador, o sal e o sumo do gengibre, e deixe apurar. Acrescente o amaranto em flocos, a salsa e a cebolinha e sirva. 

Benefícios: Esta receita combina o óleo de coco (termogênico e fonte de triglicerídeos de cadeia média) com a batata baroa (tubérculo rico em antioxidantes,  ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo), a abóbora (rica em beta caroteno, que se converte em vitamina A), o gengibre (é termogênico e, por isso ajuda no emagrecimento), o amaranto (fonte de proteína, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C – ótimo alimento na prevenção do câncer) e a salsinha (fonte de ferro, cálcio e vitamina C).

Creme de brócolis e couve-flor com linhaça

Ingredientes

1 xícara (chá) de brócolis americano picado
1 xícara (chá) de couve-flor picada
1 litro de caldo caseiros de legumes (se não tiver o caldo pode usar água)
1 pitada de tomilho 
1 punhado de manjericão fresco picado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de semente de linhaça


Modo de preparo

Numa panela, coloque o brócolis, a couve flor, o caldo de legumes, o tomilho, o manjericão e o sal. Cozinhe até amolecer as flores. Bata tudo no liquidificador até obter um creme. Depois de pronto, acrescente a pimenta-do-reino, a semente de linhaça e regar com azeite extravirgem.

Benefícios: Esta receita combina o brócolis e a couve-flor (são crucíferos, importantes para o processo de detoxificação do organismo), o tomilho (antibiótico natural e ajuda a combater o estresse), o manjericão (propriedades antissépticas e rico em flavonóides, que são antioxidantes) e a linhaça (rica em ligninas, fitoestrógenos e em ômega 3 e 6, ajudando na saciedade e no bom funcionamento intestinal). 

Sopa funcional de batata doce com castanha do Pará

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo de coco
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de curry em pó
2 abobrinhas picadas com a casca
1 batata doce descascada e picada
Sal a gosto
4 xícaras (chá) de água
3 castanhas do Pará trituradas

Modo de preparo

Numa panela, aqueça o óleo de coco, adicione a cebola e refogue. Acrescente o alho e o curry e refogue mais um pouco, mexendo constantemente. Acrescente a abobrinha, a batata doce, o sal e a água. Deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que os vegetais fiquem macios. Bata a mistura num liquidificador até ficar um creme homogêneo. Transfira o creme para uma vasilha e decore com a castanha do Pará triturada.

Benefícios: Esta receita combina o óleo de coco (termogênico) com a batata doce (tubérculo de baixo índice glicêmico), a abobrinha (rica em vitamina C e complexo B, ajudando a combater o envelhecimento precoce e melhorando a circulação sanguínea), o curry (antisséptico natural), e a castanha do Pará (ajuda no controle do colesterol e na circulação sanguínea).

O artigo 3 receitas de sopas funcionais para os dias frios – em Receitas Light
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/receitas-light/3-receitas-de-sopas-funcionais-para-os-dias-frios/11561

Deixe uma resposta