3 motivos para incluir gordura no cardápio – em Nutrição

Não é porque você iniciou uma dieta que precisa banir a gordura do cardápio. Saiba porque ela é importante para o funcionamento do organismo!

Texto Vand Viera | Adaptação Ana Paula Ferreira



Conheça os benefícios que as gorduras oferecem à saúde.

Foto Shutterstock

Assim como a proteína e o carboidrato, a gordura é um macronutriente essencial para o funcionamento do organismo e, portanto, não deve ser banida da alimentação. Veja por que você precisa dela:

1. Seu prazer depende dela
Afinal, ela é utilizada como combustível pelo corpo, integra a membrana que envolve as células, tem participação fundamental na fabricação dos hormônios (os sexuais, inclusive!) e é necessária para a estrutura e a hidratação da pele.


2. Não, não faz mal para a saúde
Mesmo algumas fontes de gordura saturada, como leite e carnes, quando consumidas com moderação, não prejudicam a manutenção do peso. A explicação é que o nutriente promove saciedade. Ao cortá-la do menu, há risco de substituí-lo por carboidratos, que levam a picos de açúcar no sangue e estimulam a fome, se vierem na forma de pão, massa e arroz refinados.

3. Previne diabetes e obesidade
Um estudo da Universidade Nacional de Singapura comprovou que uma dieta rica em gorduras boas (presentes em castanhas, peixes, abacate, entre outros) é capaz de melhorar a função das células beta (que produzem insulina) e a resistência ao hormônio, contribuindo para prevenir a progressão do diabetes em pacientes com a doença ou pré-diabéticos.

Quer conferir mais sobre exercícios? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 3 motivos para incluir gordura no cardápio – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/3-motivos-para-incluir-gordura-no-cardapio/10650

Deixe uma resposta