3 massagens para manter o corpo saudável e em forma na gestação – em Mulher de Corpo

Conheça as massagens que podem contribuir para o bem estar das futuras mamães e aliviar o peso e as dores que costumam surgir nesta fase

Texto Ana Paula Ferreira



As massagens oferecem a sensação de relaxamento e bem-estar durante a gravidez

Foto Shutterstock

Ao mesmo tempo em que é um dos momentos mais especiais na vida das mulheres, a gravidez é um período em que o organismo passa por muitas mudanças no processo de formar a nova vida que vem por aí, trazendo algumas dores e quilinhos extras à futura mamãe.

Pensando nisso, o Espaço Kurma, de São Paulo, nos indicou três massagens que ajudam a manter o corpo saudável e em forma durante a gestação. Confira abaixo! 

Garbhini Shanti

A massagem Garbhini Shanti é realizada no chão e une os movimentos da massagem Thai e Ayurvédica, integrando alongamento, consciência respiratória além de um profundo relaxamento do corpo e da mente. 

A mãe entre em conexão profunda com o seu filho ao mesmo tempo em que relaxa o corpo, preparando-o para o parto. Utilizamos óleo de amêndoa e de coco aquecidos além de óleo essencial de lavanda que ajudam a hidratar, nutrir a pele, evitando ressecamento, estrias e manchas. A lavanda acalma e relaxa.


Drenagem linfática

O edema (inchaço) de membros inferiores faz parte das queixas mais frequentes das gestantes, seu surgimento está ligado à circulação linfática, seja diretamente pelo aumento de líquidos ou indiretamente em consequência de uma deficiência linfática especifica. 

A drenagem linfática manual está representada por um conjunto de manobras que visam drenar o excesso de liquido acumulado, nos tecidos e dentro dos vasos. Controlando a circulação linfática, diminuindo a instalação do edema. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, que trabalham para eliminá-lo pela urina. Adota um papel tanto de prevenção, quanto de reabilitação das gestantes.

Massagem Thai

A massagem Thai, durante a gestação atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma tranquila e adaptada a este período tão especial. Além de fortalecer o corpo e prepará-lo para o parto, a massagem Thai também relaxa e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência, que estreitam os laços mãe/filho e permitem à gestante saborear uma gravidez prazerosa e saudável. 

Aplicação da massagem Thai em gestante, com movimentos específicos para cada trimestre da gravidez, é feita de forma cuidadosa e atenta para as suas necessidades especiais, harmoniza corpo e mente através de movimentos rítmicos e alongamentos gradativos que pela persistência suave, sem forçar nem gerar dor ou contração, acalmam o sistema nervoso, abrem espaço e dão expansão ao movimento das articulações, aliviando dores e tensões.

O artigo 3 massagens para manter o corpo saudável e em forma na gestação – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/3-massagens-para-manter-o-corpo-saudavel-e-em-forma-na-gestacao/10978

Deixe uma resposta