12 produtos para conquistar o cabelo cacheado dos sonhos – em Tratamentos

Por Isabela Leal | Fotos Divulgação| Adaptação Ana Paula Ferreira

A química excessiva dos alisamentos – seja pela progressiva, escova definitiva, relaxamento ou qualquer outro método – é um dos principais motivos que fazem as mulheres “artificialmente lisas” desejarem seus cachos de volta. A boa notícia é que ao longo desse caminho alguns aliados facilitam a jornada, como os produtos que nutrem e hidratam os fios, que amenizam essa fase de ansiedade que é preciso atravessar para ver os cachos naturais.

Uma coisa é certa, antes de estilizar ou tornar os fios processados maleáveis é preciso garantir a saúde do cabelo. Wilson Eliodório, cabeleireiro, de São Paulo (SP), afirma que, para essa fase, o calendário capilar é o mais indicado para manter a integridade do fio com química. “Os tratamentos do calendário – hidratação, nutrição e reconstrução – são muito úteis, pois têm princípios ativos diferentes e se complementam. A hidratação, feita com as máscaras concentradas para se usar no chuveiro, repõem a água. A nutrição repõe óleo (o lipídio, aquele oleozinho da raiz que nutre o fio) e ativos essenciais, e é feita com óleos comerciais, de linha, ou os naturais como o de coco, amêndoa ou oliva. Para reconstrução, indico uma receita caseira feita com babosa: abra a haste, tire aquele gel natural, bata com qualquer máscara pronta e acrescente duas colheres (sopa) de óleo de coco. Está pronto um poderoso produto para repor massa neste fio, que é faminto de tão seco”, ensina o expert. “Outra dica é usar as versões de xampu no e low poo, que contêm pouco ou nenhum sabão detergente, evitando, assim, que os tratamentos de hidratação sejam anulados, mantendo o fio hidratado e nutrido”, conclui. 


Pitty Braga, hairstylist do salão Jacques Janine, de Belo Horizonte (MG), explica que o fio danificado por progressiva perde sua proteção natural – as cutículas – e com o tempo, os fios ficam desidratados, perdem nutrientes. Para amenizar, ela recomenda alguns tratamentos profissionais, de salão, à base de ativos nutritivos, emolientes e proteínas que devolvem maciez, brilho e nutrição. “Nesse período, os fios estão mais porosos, sem vida e quebradiços, portanto é indispensável investir numa linha de xampu, condicionador e leave-in rica em proteínas e ativos emolientes e regeneradores, os mesmos indicados para cabelos secos e quimicamente danificados. Uma vez por semana é preciso fazer um protocolo com uma máscara bem hidratante para repor a água dos fios, que pode ser potencializada com o uso de uma ampola power, também de hidratação”, sugere a cabeleireira, que finaliza: “Independentemente do tipo de textura, os produtos modeladores não são descartados, pois eles permitem dar maciez e brilho, além de diminuir a rigidez causada pela química”.

Abaixo, selecionamos 12 produtos que vão te ajudar a conquistar o cabelo cacheado dos sonhos!

Quer conferir mais dicas de cuidados com cabelo cacheado? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo 12 produtos para conquistar o cabelo cacheado dos sonhos – em Tratamentos
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/cabelos/cabelo/tratamentos/12-produtos-para-conquistar-o-cabelo-cacheado-dos-sonhos/11529

Deixe uma resposta