10 dicas para evitar os lapsos de memória – em Mulher de Corpo

Por Caroline Randmer/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Dicas para evitar lapsos de memória

Dicas para evitar lapsos de memória

Foto: Christian Parente

Todo mundo tem aquela amiga que, como o ditado popular diz, só não esquece a cabeça porque está grudada. Mas qualquer uma está sujeita a experienciar as temidas falhas de memória. E o mundo moderno tem uma participação importante nisso. Por um lado, exige tanto de nós que só conseguimos dar conta de tudo o que precisamos fazer se criarmos listas. Daí, o cérebro acaba descartando informações triviais. Além disso, a tecnologia evoluiu tanto que atropela os treinos mentais que fazíamos antigamente. “Hoje, ninguém se preocupa em memorizar quase nada. O celular grava números de telefone, alerta horários de compromissos e avisa quando há um aniversário”, conta Geraldo Rizzo, neurologista do Hospital Moinhos de Vento (RS). O engraçado é que, quando as pessoas experienciam episódios de esquecimento, já pensam o pior. É comum encontrar aquelas que acreditam apresentar sintomas precoces de Alzheimer só porque não trancaram a porta na noite anterior.

“A correria gera ansiedade, estresse e fadiga”, enumera o especialista. E essas são, na maioria das vezes, as causas dos brancos que sofremos. Mas saiba que o segredo está na atenção. Quem é que guarda o controle remoto da televisão na geladeira por livre e espontânea vontade? Fique atenta ao que está fazendo e se concentre umpouco mais nas atividades corriqueiras que podem passar batidas. Listamos dez dicas que estimulam a cabeça a funcionar melhor.

 

O artigo 10 dicas para evitar os lapsos de memória – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/10-dicas-para-evitar-os-lapsos-de-memoria/3888

Deixe uma resposta