Eleição deve por fim à "guerra" entre Igreja Universal e apóstolo Valdemiro

Veja, Eleição deve por fim à "guerra" entre Igreja Universal e apóstolo Valdemiro confira também tudo o que acontece no BBB13.

  • Lourival Ribeiro/SBT

    Valdemiro Santiago, líder da Mundial, dá entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT

    Valdemiro Santiago, líder da Mundial, dá entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT

Após quase seis anos em estado de beligerância, as igrejas Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, e Mundial, do apóstolo Valdemiro Santiago, podem estar perto de uma trégua.

O motivo é que as eleições acabaram por reaproximar as duas igrejas: Marcelo Crivella, candidato a prefeito do Rio pelo PRB e sobrinho de Edir Macedo, recebeu apoio direto do apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial.

Três meses atrás, Valdemiro fez as honras e recebeu Crivella na Cidade Mundial, candidato a prefeito no Rio. Todos os pastores da Mundial foram orientados a votar e estimular os fiéis a votar em Crivella, que é líder nas pesquisas.

Durante o encontro, segundo a reportagem apurou, Santiago sinalizou  que gostaria de acabar com anos de rivalidade com Macedo –que chegou ao auge em 2012, quando a Record exibiu uma longa reportagem acusando o líder da Mundial de usar dinheiro doado por fiéis para enriquecimento pessoal, com compra de imóveis, carros e até  animais  para abate.

A reportagem desencadeou uma investigação conjunta do Ministério Público e da Receita Federal, o que prejudicou bastante Santiago –pública e financeiramente.

Nos meses seguintes a Universal continuou a atacar em outra frente: a igreja de Macedo passou a cobrir ofertas para compra de horários em todas as emissoras de TV em que Valdemiro Santiago estava alojado.

O resultado foi que a Igreja Mundial acabou praticamente sendo expulsa da TV aberta, ficando apenas com seu canal distribuído na TV paga. A estratégia de Macedo –denúncia e posterior compra de horários– acabou fazendo a Igreja Mundial perder muitos discípulos.

O CASO

Ninguém sabe exatamente quem começou a briga entre as duas igrejas, mas há indícios que foi Edir Macedo.

Nos idos de 2009, o bispo começou a realizar as famosas sessões de descarrego, nas quais os “possuídos” pelo demônio citavam (ao vivo) que haviam sido enviados diretamente pela Igreja Mundial (para atacar a obra da Universal).

Em resposta, Santiago passou a atacar a Universal também em suas pregações na TV, chegando, num momento de destempero, a dizer que as doenças que Macedo enfrentava eram obras do demônio.

Os ataques se sucederam nos dois anos seguintes, até que Santiago começou a tentar atrair, com suas pregações, justamente os fiéis da Universal.

Foi aí que Macedo partiu para o ataque e veio a reportagem com a denúncia a Santiago e seu grupo em rede nacional, num domingo, em horário nobre.

Ainda em 2012, o próprio Valdemiro foi o primeiro a tentar um “cessar-fogo”. Na ocasião, em março, em entrevista a este colunista, o líder da Mundial afirmou que sua igreja era “humilde”, e que Macedo não tinha motivo para atacá-lo daquela.

No entanto, desafiou o rival para que também abrisse suas contas à Receita Federal. Ainda em 2012 a Mundial também sinalizou com a paz ao decidir apoiar o então candidato da Universal à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomano. Este ano, no entanto, o apoio ao candidato do PRB não ocorreu.

Agora, com a eleição municipal, é possível que essa guerra finalmente termine.

Com a paz selada, a Universal pode enfim “largar o osso inteiro” e deixar espaço para que a Mundial também possa retornar à TV aberta.

twitter – @feltrinoficial

O artigo Eleição deve por fim à "guerra" entre Igreja Universal e apóstolo Valdemiro foi originalmente publicado em http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2016/09/30/eleicoes-podem-por-fim-a-guerra-entre-igreja-universal-e-pastor-valdemiro.htm

Deixe uma resposta